Cidades da China tomam medidas para controlar gripe aviária

Segundo informação da Comissão da Saúde e Planejamento Familiar da China, até quinta-feira a tarde (11) já foram confirmados no país 38 casos de infecção da gripe aviária H7N9. Dos infectados, dez pessoas morreram.

Os casos são principalmente de Xangai e as províncias de Jiangsu, Anhui e Zhejiang, no sul da China. Até agora, ainda não há evidências de transmissão do vírus entre pessoas. No momento, todos os laboratórios chineses usados para prevenção de gripe H7N9 já possuem a capacidade para testar a transmissão desse tipo de gripe entre humanos.

Na última segunda-feira, mais de 105 mil reagentes para detecção da infecção entre humanos foram distribuídos aos laboratórios pelo Centro de Controle e Prevenção da China. Antes já haviam sido distribuídos 50 mil desses reagentes. Essa distribuição cobre agora as instituições de pesquisa médica das 31 províncias chinesas.

Para conter propagação do vírus H7N9, diversos lugares da China tomaram uma série de medidas. Em Nanquim, capital da província de Jiangsu, o governo local fechou desde dia 8 deste mês todos os mercados de aves vivas para fazer limpeza e desinfecção.

A partir desta sexta (12), a cidade de Zhenjiang, na província de Jiangsu, também realizará um teste de imunidade de laboratório sobre aves domésticas e porcos. Segundo Yao Weimin, diretor do Departamento de Proteção e Controle de Epidemia em Animal em Zhenjiang, o teste científico é a maneira mais eficiente para detectar oportunamente os vírus. Ele disse:

"Diferente da situação das aves domésticas, os humanos são mais facilmente infectados pelo vírus H7N9. Normalmente, as aves infectadas não apresentam muitos sintomas clínicos. Por isso, precisamos realizar um teste profissional para descobrir o mais cedo possível a epidemia e encontrar uma solução para o problema."

Sendo a primeira cidade chinesa em que foi detectada a infecção da gripe aviária H7N9, Xangai também adotou muitas medidas para combater à propagação do vírus. Até o momento, a prefeitura de Xangai fechou todos os mercados de aves vivas e reforçou a supervisão sobre os mercados de aves de estimação.

Os esforços do governo chinês no controle e prevenção da gripe aviária H7N9 receberam elogio das diversas organizações internacionais.

O gerente regional do Centro Emergencial para Epidemias em Animal, subordinado à Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Subhash Morzaria, disse que:

"As medidas de segurança biológica abrangem duas partes. O primeiro período é para evitar a transmissão do vírus de sua origem para outras regiões. O segundo passo é reforçar a segurança das zonas não infectadas pelo vírus. Diante da gripe H7N9, o governo chinês fez muito bem em aplicar medidas de segurança biológica e controle de propagação do vírus. Por exemplo, nas quatro províncias em que o vírus foi descoberto e nas regiões próximas, os negócios de aves domésticas foram suspensos imediatamente. Isso é de grande importância para conter a epidemia."

Segundo Subhash Morzaria, o escritório de representação da FAO na China tem mantido cooperação estreita com o Ministério da Agricultura chinês, para continuar o monitoramento do mercado de aves domésticas e controlar a propagação da gripe
. 

Fonte: Rádio Internacional da China

0 comentário " "

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários