Ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho está entre os gestores envolvidos com esquema milionário de agiotagem no Maranhão


O governo do ex-prefeito de Caxias, foi marcad

O governo do ex-prefeito de Caxias, foi marcado por uma série de irregularidades. Uma das provas concretas é o envolvimento do mesmo no esquema milionário de agiotagem no Maranhão, que culminou com o assassinato do jornalista Décio Sá.
G1 fez o levantamento no site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão dos nomes dos gestores que estavam à frente dos 41 municípios investigados pela polícia e Ministério Público por participação no esquema milionário de agiotagem no Maranhão, no período de 2009 a 2012. O assunto veio à tona com a apuração da morte do jornalista Décio Sá, executado a tiros há um ano, por denunciar a atuação da quadrilha de agiotas.
A lista com o nome das 41 prefeituras foi divulgada nesta terça-feira (23) pela polícia.
De acordo com as investigações, a transação tinha início nas eleições. Para financiar suas campanhas, os gestores contraíam empréstimos com a quadrilha, que, como pagamento, recebia dinheiro público, por meio de facilitação em licitações de merenda escolar, medicamentos e programas federais.

O bando montava empresas de fachada para vencer licitações direcionadas e utilizava ‘laranjas’, entre eles pessoas que já faleceram. Os recursos saíam direto de contas de programas federais – como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O chefe da quadrilha era Gláucio Alencar e o pai dele, José de Alencar Miranda Carvalho, que estão presos desde o ano passado, acusados de serem os mandantes da morte do empresário Fábio Brasil, em Teresina. A vítima seria um ex-sócio do grupo, que deu um calote na quadrilha. Os dois também são acusados do assassinato do jornalista Décio Sá, que apontou, em seu blog, indícios da participação do grupo no crime do Piauí.




0 comentário "Ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho está entre os gestores envolvidos com esquema milionário de agiotagem no Maranhão"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários