Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão
Assessoria de Comunicação Social
Av. Senador Vitorino Freire, 2001 -Areinha - São Luís (MA)
Telefone: (098) 2109-93 07
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante (DRT-MA 934) – contato: (98) 9114 2497

11.04.2013

Núcleo de Pesquisa “Direito e Psicanálise” do TRT-MA promove palestra
 Com a exibição da palestra em vídeo “O Ódio no Brasil”, com o professor Leandro Karnal, no dia 29 deste mês, às 15, no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), o Núcleo de Pesquisa “Direito e Psicanálise” (NPDP) do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) inicia suas atividades.
 Na palestra, o professor Leandro Karnal, que é doutor em História pela USP, pós- doutor pela UNAM do México e no CNRS de Paris, levanta questionamentos como, por exemplo, o que na história e no cotidiano do Brasil nos leva ao ódio e à violência? É possível sempre “amar o povo” (entendido como uma “multidão”), mesmo sendo invasivo, grosseiro, violento em suas manifestações históricas? índio, negro e europeu: a “alma brasileira” detesta a si mesma? Apenas a fome leva o homem ao gosto pelo mal?
 NPDP - o núcleo é fruto do grupo de estudo Direito e Psicanálise, criado pela Escola Judicial em julho de 2012. De acordo com Anícia Ewerton, coordenadora do NPDP, o núcleo objetiva o debate de conceitos da área jurídica e psicanalítica, assim como situações que estão diretamente relacionadas com o mundo do trabalho.
 Ela explicou que o desejo de formação do núcleo de pesquisa surgiu da necessidade que os participantes do grupo de estudo Direito e Psicanálise sentiram em aprofundar mais conceitos que fazem uma intersecção nesses dois campos do saber, com uma investigação mais criteriosa no mundo do trabalho, que é o foco do NPDP, a fim de que encontrem possíveis respostas para algumas questões, tais como, o que leva uma pessoa a certas condições laborais? Por que o trabalho que antes era tido como algo enobrecedor, dignificante, para alguns se torna motivo de tanto sofrimento?
 Podem participar do NPDP magistrados, servidores, estagiários e alunos do curso de Direito. Os interessados em participar do núcleo devem solicitar sua inscrição à Escola Judicial, no período de 15 a 26 deste mês.
 Mais informações pelo fone (98) 2109 9390.

0 comentário " "

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários