Papa nomeia novo Bispo para diocese de Zé Doca (MA)


O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 23 de julho, padre Jan Kot como bispo da diocese de Zé Doca (MA). O Papa acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Carlo Ellena, em conformidade com o cânon 401, parágrafo primeiro, do Código de Direito Canônico.

bispoPadre Jan Kot nasceu em 10 de maio de1962, na cidade de Maków Podhalanski, arquidiocese de Cracóvia, Polônia. Em seu país de origem, estudou engenharia civil, História da Igreja, Teologia e Filosofia.

Foi ordenado presbítero em 20 de junho de 1992. Em 1994, veio em missão para o Brasil. De 1995 a 2000, atuou como vigário e administrador na paróquia São José, em Jussaral, município de Cabo de Santo Agostinho (PE).

De 2000 a 2005, foi administrador da paróquia Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, em Vitória de Santo Antão (PE). De 2006 a 2013 foi paróco da paróquia Sagrado Coração de Maria, em Campo Alegre do Fidalgo, na diocese de São Raimundo Nonato (PI).

Em 2013, assumiu a recém-criada paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Capitão Gervasio Oliveira (PI). Em fevereiro deste ano, foi enviado a Sumaré (SP), onde os Oblatos têm casa de formação. Atualmente, padre Jan Kot é conselheiro da Provincia Oblata do Brasil, criada em 200

Dom Carlos Recebe com felicidade o novo Bispo

“Que alegria quando ouvi que me disseram...” o Papa escolheu e nomeou o novo Bispo da Diocese de Zé Doca na pessoa do sacerdote Padre João Kot. “Como são belos os pés do mensageiro que anunciam a paz...” nas terras do Maranhão, na Diocese de Zé Doca".

Os pés dos mensageiro podem até andar semeando no sofrimento e nas lagrimas, mas certamente ceifarão na alegria. No domingo 13 de julho, a Palavra de Deus trazia para a nossa reflexão a parábola do Semeador e, consequentemente, da semente jogada abundantemente no terreno e recebida em diferentes terrenos. Por isso ela produz frutos em porcentagens diversas. Também a nossa Diocese é terreno muito diversificado: nele há terreno duro e impermeável; há terreno com muitas dificuldades e espinhos que sufocam a Palavra de Deus; há terreno que rejeita ou vive uma experiência religiosa muito superficial; mas há muito terreno bom, de qualidade; há muitos corações sedentos e esperançosos, prontos a receber e fazer crescer multiplicando a Palavra de Deus. O senhor é o Semeador, que traz a semente da doutrina de Cristo e dos Apóstolos. Bem-vindo!

A notícia da sua nomeação, Dom João, como novo Bispo da Diocese de Zé Doca, estava aguardada, esperada e, ao ser comunicado oficialmente, se espalhou pelas Paróquias e pelos Povoados da nossa Diocese com a rapidez dos ventos que, hoje, chamam-se “meios de comunicação”. Soltamos foguetes e tocamos os sinos em alegria e agradecimento ao Bom Deus.

O senhor sabe que eu, bispo (agora administrador), os Padres, os Religiosos, as Religiosas e todo o povo da nossa Diocese de Zé Doca o estavam esperando desde o ano passado. Na espera rezamos bastante: foi verdadeira vigília cumprida de espera.

Por isso a nossa alegria é ainda maior, porque o novo sucessor dos Apóstolos foi nomeado pelo Papa Francisco e porque o escolhido é o senhor.

As notícias, que chegam, são extremamente positivas e nos alegram muito. Achamos que, mais uma vez, o Espírito Santo, através do Papa Francisco, fez uma “obra prima”.

A nossa Diocese é bastante extensa. São 20 os Municípios numa área geográfica de 35.100 Km²: parte deles (cinco: de Cândido Mendes até Amapá do Maranhão) estão na região do Litoral; outra parte (onze) estão ao longo dos 230 Km da BR-316 (de Bom Jardim até Boa Vista do Gurupi) e 3 (Centro Novo, Centro do Guilherme e São João do Caru) estão na região da mata (entre 22 a 100 KM adentro). Somente um Município ainda não é sede paroquial, enquanto a sede da Diocese (Zé Doca) tem duas Paróquias.

Ao todo contamos com 20 Paróquias, algumas com a presença também de Religiosos ou Religiosas, e 3 ainda desprovidas de assistência religiosa permanente por falta de Sacerdotes.
Mas temos dois Seminários funcionando (o Menor em Zé Doca e o Maior em São Luís do Maranhão) com uma presença relativamente boa de jovens: destas “sementeiras” aguardamos os próximos operários para a messe do Senhor (350.000 habitantes e mais de 10.000 indígenas) que está presente na Diocese de Zé Doca.

Não adianta dizer que aqui tudo vai às mil maravilhas: não é bem assim. Somos uma Diocese pobre, que ainda depende de ajudas de Igrejas do exterior, exemplos de caridade cristã; o nosso povo é bom, religioso e acolhedor; a frequência é apenas regular, mas a boa vontade é tanta.

Os problemas que mais sentimos são: falta de padres e agentes pastorais; falta de empregos; a educação é ainda faltosa; a assistência sanitária está ainda engatinhando; a infraestrutura (condições das ruas, do trânsito, atendimento em geral...) e a ausência dos poderes não ajudam o nosso povo. Mas isso é endêmico na nossa região e não apenas nela.

Por isso o nosso bem-vindo, Dom João. Não vai faltar trabalho. Os dons de que mais precisamos são os das suas forças físicas, morais e religiosas e da sua juventude contagiante. Pode contar com o “time” de colaboradores (padres, religiosos/as, animadores, catequistas e grupos pastorais) prontos para serem o prolongamento de suas mãos, a constância de seu passo, o amor que transmite o seu amor a todos.

Com muita alegria estamos prontos e ansiosos para lhe entregar o báculo de Bom Pastor. Acompanharão-lhe sempre as nossas orações e o desejo de muitos sucessos nesta bonita e querida terra da Diocese de Zé Doca.

0 comentário "Papa nomeia novo Bispo para diocese de Zé Doca (MA) "

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários