Prefeitura de Paço do Lumiar encerra semana da pessoa com deficiência.


               A Prefeitura de Paço do Lumiar através da Coordenação de Educação Especial da SEMED encerrou nessa quarta-feira (27), com saldo positivo e objetivo alcançado, a segunda semana da Pessoa Com deficiência.
            A homenagem às pessoas portadoras de deficiência faz parte do calendário nacional, por isso, os Estados e Municípios têm o dever de sempre nessa data organizar de forma dinâmica suas homenagens, assim como fez o Município de Paço do Lumiar, onde a Secretária Municipal de Educação  Ana Paula,  com sua competente equipe de técnicos  da Divisão de Atendimento Educacional Especializado (DAEE), coordenada pela professora Rosane Ferreira, e das habilidades dos professores  das Salas de Recursos conseguiram durante uma semana  através de uma vasta programação  levar ao conhecimento dos pais desses alunos como são desenvolvidas as  rotina dos profissionais em Educação Especial.
            Sem desmerecer os docentes das salas regulares, vale aqui um olhar especial àqueles que trabalham nas Salas de Recursos com várias necessidades especiais, que são os seguintes professores: Arquimedes, Bernardo , Dilma, Rosélia, Regina, Maria Soraia, Elizangela Nascimento, Danielle Machado, Maria de Lourdes, e a professora Rita Melônio.  Em destaque a Professora Ludimilia da primeira sala de alfabetização para  surdos implantado em Paço do Lumiar, e para  a professora Rita Melônio, pioneira da  primeira Sala de Recursos também implantada nesse Município. A competência e as habilidades desses professores dispensam comentários, são todos dedicados e comprometidos com o que fazem.
         Em conversa informal com os pais de alunos especiais que participaram da semana dos deficientes, muitos elogios foram feitos a esses  professores, pelo excelente trabalho realizado , dai a decisão do autor desse blog  em aproveitar o dia  de visitas às escolas para conhecer tais experiências, entre essas, a UI José Maria e  UEB Paranã, todas ao serem entrevistadas,  discorreram sobre o carisma e o amor que sentem por seus alunos , falaram também das suas dificuldades e limitações que muitas das vezes as impedem de realizarem com mais eficiência seus trabalhos, entretanto, apesar de alguns percalços, foram unanimas em demonstrar com orgulho suas  habilidades em construir a partir das deficiências de cada aluno, os recurso devidos, que serve de apoio aos já existentes.
            Destacaram também o apoio das famílias que não tem medido esforços para acompanhar seus filhos e colaborarem com as informações a respeito das mudanças de comportamento no convívio familiar.
         Entre as professoras entrevistadas, dedicou-se um tempo maior à professora Rita Melonio da UEB Paranã, por ter sido a primeira especialista em Educação Especial a trabalhar em Sala de Recursos no Município de Paço do Lumiar.
         Acompanhe as informações da entrevista.
      “No início foi muito difícil o meu trabalho, pois a maioria dos alunos  estudavam em São Luís, nessa época, nem as escolas e nem os professores de Paço do Lumiar estavam preparados para receberem esses alunos, mas graças ao apoio da Gestora Paulinha da UEB Raimundo Romualdo, onde iniciei minhas experiências como especialista em sala de recursos.

            Aproveitando o ensejo, a professora destacou com orgulho que durante sua vida profissional em Paço do Lumiar já contribuiu para a melhoria de qualidade de vida de aproximadamente 50 alunos  com deficiência, relatou também que desde a sua chegada à  UEB Paranã em  2012, tem recebido  total apoio da Gestora, e através de sua sensibilidade, os alunos foram fluindo, os pais se aproximando e o trabalho está sendo feito.

            Durante entrevista, a professora relatou esta feliz em ter incluído o nome de seus alunos no senso escolar, e que através dessas informações ao MEC, a Sala de Recursos já recebeu alguns materiais, inclusive computadores com programas instalados para as diferentes deficiências.
            Além desses materiais, a escola recebeu um pequeno recurso para melhoria da acessibilidade. Esse dinheiro será utilizado na construção de rampas e adequação dos banheiros para os cadeirantes e outras deficiências. 
   Assim como os professores, o Prefeito Josemar tem se empenhado para continuar oferecendo ao Município uma educação  de qualidade, que venha possibilitar no futuro melhores condições de  vida a todos.
  Em Relação às Salas de Recursos, o Prefeito Josemar disse está feliz com o empenho dos professores e  da  excelente gestão da Secretária de Educação  Ana Paula.
                                          
"Como Prefeito, sei que por mais que os equipamentos das salas de recursos sejam importantes, é a atuação do professor que tem mais impacto na aprendizagem".               
.         

  
       

























0 comentário "Prefeitura de Paço do Lumiar encerra semana da pessoa com deficiência."

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários