Palavra 'mentira' some de debate entre Aécio e Dilma

-
Depois das ofensas e comentários agressivos que dominaram os primeiros debates entre presidenciáveis neste segundo turno, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) recuaram.

A estratégia de confronto dos encontros anteriores foi substituída pelos eufemismos no debate transmitido pela rede Record na noite deste domingo. Esta foi a terceira vez em que os candidatos ficaram frente a frente na etapa final das eleições, que termina no domingo, dia 27.
No lugar de termos como "mentiroso", "mentirosa", "incompetente" ou "manipulador", Dilma e Aécio optaram por sutilezas como "o senhor é muito pessimista" (da petista, sobre crescimento econômico), "me preocupam números pouco confiáveis" (do tucano, sobre avanços sociais), "vamos com calma, candidato" (de Dilma, sobre inflação) e "lamento que não tenha feito" (de Aécio, sobre segurança).
O ex-governador de Minas Gerais chegou a agradecer "a qualidade da primeira pergunta de Dilma", sobre políticas para micro e pequenas empresas.
Ela, por sua vez, não concentrou seu discurso em polêmicas envolvendo o PSDB e frisou: "vou falar sobre propostas, acho que o povo quer falar sobre propostas".
Nas redes sociais, a mudança de tom foi percebida rapidamente. "Começou calmo", diziam os internautas, que se questionavam: "Até quando vai durar a calmaria?".


'Baixaria'

A onda de ofensas ganhou corpo no debate exibido pela TV Bandeirantes, na última terça-feira. Nele, foi bastante comum ouvir frases como "a senhora está mentindo" ou "fale a verdade, candidato".
Aécio chegou a pedir a Dilma que "elevasse o nível do debate" e parasse de "reproduzir mentiras". A petista, por sua vez, insinuou que o adversário estaria fazendo "fabulações" em suas respostas.

"A senhora está sendo leviana", disse o tucano. "Não falar a verdade se tornou uma tônica da sua campanha desde o primeiro turno", voltou a cutucar.
Dilma também atacou supostas "mentiras" de Aécio. "Chegamos à fabulação, ao perigoso terreno da lenda", disse. "Quem faz ataques é o senhor. Vocês distorcem", rebateu.
A agressividade dos dois candidatos na TV se refletiu nas redes sociais, com mais de 500 associações entre o embate e uma luta de MMA do UFC.
O segundo debate, exibido na quinta-feira pelo SBT, foi ainda mais agressivo. "Por que a senhora mente tanto?", questionava Aécio. "Quem mente é você", devolvia Dilma.
A atual presidente falou que o tucano "manipula palavras" e o chamou de "mal informado". Do outro lado, Aécio retrucava também com ataques - "Não me meça com a sua régua", ele disse. "Seja correta, seja séria. A senhora está fazendo uma campanha baixa", acusou o tucano.
No encontro, os dois mantiveram ataques e trouxeram poucas propostas à discussão – o que repercutiu ainda de forma ainda mais negativa nas redes sociais.
O discurso do voto nulo em protesto à ausência de proposições se fortaleceu na internet, levando Aécio e Dilma a um encontro mais cordial neste domingo.


-------------------------------------------------

0 comentário "Palavra 'mentira' some de debate entre Aécio e Dilma"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários