PREFEITURA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR ATRAVÉS DA SEMDES REALIZARÁ O PRIMEIRO SEMINÁRIO DE IGUALDADE RACIAL.

Com o compromisso de continuar desenvolvendo as políticas sociais no Município de Paço do Lumiar , a Secretária de Assistência Social Ivone Oliveira, reuniu-se na última terça-feira (17), na casa do trabalhador com os Membros da Comissão provisória de Igualdade Racial para juntos deliberarem os procedimentos para a realização do Primeiro Seminário Municipal da Política de Igualdade Racial previsto para acontecer no dia dois de dezembro, com a participação de todas as instâncias do Poder Público, militantes dos Movimentos Sociais, Defensores de Direitos Humanos e o Movimento Negro. O Seminário será promovido pela Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar , através da Secretaria de Desenvolvimento Social SMDES e trará como Tema “Desafios e Perspectivas, tendo como objetivo discutir a garantia dos direitos das comunidades tradicionais por meio de debates e apresentação dos dados estatísticos da atual situação dos negros existentes no Município de Paço do Lumiar Conforme entrevista da Secretária Ivone Oliveira a esse Blog, essa Comissão,alem de refletirem sobre os desafios enfrentados para conscientizar a sociedade sobre a importância de garantir os direitos relacionados à Igualdade racial, está sendo também realizado uma pesquisa de campo, com o propósito de detectar a realidade das comunidades quilombolas , de terreiro, quebradeiras de coco, entre outras. Segundo informações da Secretária Ivone, há em Paço do Lumiar cerca 35 Comunidades de Terreiro, a essas comunidades, abordaremos durante seminário seus aspectos históricos, social e cultural. A Secretária informou ainda que é compromisso da Comissão Provisória discutir tais políticas e estabelecer a Igualdade Étnica em nosso Município, garantindo o reconhecimento de fato e de direito a essas comunidades que são discriminadas.
“Essas políticas a qual nos referimos, são Políticas transversais, perpassa pelas demais instâncias, como a saúde, onde faremos um levantamento de quantas pessoas não foram vacinadas, que não tem atendimento médico, que não passa os agentes de saúde. Na Educação, vamos está trabalhando com os gestores baseado na Lei 10.639/03,( que versa sobre o ensino.da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância  da cultura negra na formação da sociedade brasileira), onde buscaremos superar todos os preconceitos que ainda são é latentes, diminuindo a evasão escolar da grande parte da população negra. É nessa linha de raciocínio que iremos desenvolver o nosso Primeiro Seminário das Políticas de Promoção e Igualdade Social em Paço do Lumiar.”Finalizou a Secretária .

0 comentário "PREFEITURA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR ATRAVÉS DA SEMDES REALIZARÁ O PRIMEIRO SEMINÁRIO DE IGUALDADE RACIAL."

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários