Presidente do Legislativo Municipal de Paço do Lumiar Leonardo Bruno participa da solenidade de certificação do Pronatec da região metropolitana.

 Sessenta alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), matriculados em cursos profissionalizantes do Pronatec receberam certificação das mãos do Governador Flávio Dino e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campelo

Paço do Lumiar- Ao lado do governador Flávio Dino e demais autoridades, O Vereador Leonardo Bruno, presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, participou nessa quinta-feira (02),no Auditório Alberto Abdalla (FIEMA) Cohama,da solenidade de certificação do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC), da região metropolitana.  
         Além do Governador do Maranhão Flávio Dino (PCDOB), e do Vereador Leonardo Bruno, o evento fora também prestigiado pelos Secretários estaduais, municipais, representantes do Sistema “S”, (SENAC, SESI, SENAI e FIEMA), das prefeituras de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, ( que compreende a grande ilha ), professores, alunos do SENAR- – moradores das comunidades, Taim, São João do Rosário, Providência, São Simão e Itamirim, (Rosário), entre  outras lideranças políticas e governamentais.
         O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que já beneficiou mais de 8 milhões de pessoas foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.
       
 Para o Vereador Leonardo Bruno, o PRONATEC é uma oportunidade dos Maranhenses se inserirem no mercado de trabalho e que a capacitação técnica é uma medida que certamente contribuirá para que o país tenha mais possibilidade de superar a atual crise financeira. Leonardo Bruno, destacou a importância do empenho da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar no sentido de garantir a participação dos Luminenses neste importante programa federal.
        A ministra Tereza Campelo em seu discurso fez questão de ressaltar a competência do Governo Federal na aplicação do Pronatec para os trabalhadores brasileiros. Parabenizou a participação da mulher neste processo e falou do investimento feito pelo Governo em prol da educação profissional no Brasil.
“É uma vitória do Sistema “S”. É uma vitória do Brasil. Precisamos investir em educação”, disse ela, atentando para a participação das mulheres em funções antes ocupadas eminentemente por homens.
O governador Flávio Dino falou da importância da qualificação profissional não somente para jovens, mas também para trabalhadores de todas as áreas. Exemplificou com o trabalho exitoso de piscicultores do povoado Itans, (Matinha), e disse estar satisfeito com a parceria desenvolvida com o sistema “S”.
“Este é um belo momento coletivo, onde se vê mais oportunidade para termos um Maranhão melhor”, afirmou o governador.
        Para Carlos Antônio Feitosa de Sá, o SNAR vem desenvolvendo com sucesso o seu trabalho, que é qualificar pessoas do meio rural para que haja inclusão social, conforme determina o Programa.
“O SENAR se orgulha de poder participar de um programa tão importante para o Brasil e para o Maranhão, onde trabalhadores são qualificados para adentrar o mundo do mercado de trabalho com maior segurança e perspectiva”, ressaltou Feitosa.
        É o que almeja Valdilene Ferreira, formanda do curso de piscicultor, juntamente com outras dez mulheres moradoras de Taim. “Trabalhava no comércio, e vi a oportunidade que o SENAR estava oferecendo, daí resolvi investi”, disse ela satisfeita, enquanto assegura ser esta iniciativa apenas a primeira de muitas que virão em sua vida.

 

              

0 comentário "Presidente do Legislativo Municipal de Paço do Lumiar Leonardo Bruno participa da solenidade de certificação do Pronatec da região metropolitana. "

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários