Sine-MA promoverá Dia “D” de Intermediação para pessoas com deficiência

Em atendimento à demanda de empresas da construção civil por trabalhadores que se enquadrem na condição de pessoa com deficiência, o Sine-MA realiza nesta sexta-feira (1º) a partir das 8h, na agência de São Luís, a terceira edição do Dia D de Intermediação de Pessoas com Deficiência.
A ação é um esforço da Setres, em parceria com empresas que são obrigadas a cumprir a lei das cotas, com o objetivo de reservar quantidade das vagas de emprego para trabalhadores nesta condição. A lei nº 8.213/91 determina a contratação de 2% a 5% de trabalhadores com algum tipo de deficiência em empresas com mais de 100 funcionários.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (dados de 2010), mais de 1,5 milhão de maranhenses possuem algum tipo de deficiência física - das mais leves às mais graves. Somente em São Luís, cerca de 250 mil pessoas se enquadram nesse perfil.
De acordo com Honorata Azevedo, coordenadora da Agência do Sine de São Luís, o encontro entre a vaga e o trabalhador ainda é difícil de acontecer, apesar da grande necessidade das empresas. "Os recrutadores das empresas alegam que muitos candidatos estão aquém do perfil exigido para a vaga, em geral por falta de qualificação", informa.
Enquanto os empregadores alegam falta de qualificação dos candidatos, os trabalhadores reclamam de critérios rígidos e falta de acessibilidade nos prédios onde precisam trabalhar. O caso do técnico em Meio Ambiente Manoel do Vale é um exemplo: com quase 90% da visão comprometida, o trabalhador possui apenas visão residual, o que o obriga a ler em braile ou em computadores que possuam uma função especial conhecida como "lupa". "É muito difícil uma empresa se adaptar a esta particularidade", comentou o trabalhador.
O Dia D de Intermediação de Pessoas com Deficiência desta sexta-feira (1o) vai contar com a presença de empresas da construção civil, técnicos do Sine, intérpretes de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, e um médico do trabalho, que realizará perícia médica. O atendimento a pessoas com deficiência acontece até às 13h. O atendimento geral do Sine funcionará, mas com redução.

SERVIÇO
O QUÊ: Dia D de Encaminhamento para Pessoas com Deficiência
QUANDO:  Nesta sexta (1o), das 8h às 13h
ONDE: Agência do Sine-MA em São Luís (Rua da Paz, 316 - Centro)

0 comentário "Sine-MA promoverá Dia “D” de Intermediação para pessoas com deficiência"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários