EGÍDIO MONTEIRO, GESTOR DE SAÚDE DE ZÉ DOCA APRESENTA RESULTADOS POSITIVOS DE SEU TRABALHO,

Por conta das várias ações que a GERÊNCIA de Saúde vem desenvolvendo na Regional de Zé Doca, a direção desse blog entrevistou essa semana o senhor Egídio Monteiro Gestor dessa regional para saber do mesmo qual a receita para tanto sucesso em seu trabalho.
Egídio Monteiro informou a esse BLOG que foi nomeado para essa Gerência em junho de 2011, e ao assumir essa pasta, o primeiro problema a ser enfrentado foi o grande surto de malária que predominava na região, o qual , segundo dados estatísticos chegavam 18 mil casos por ano, número considerado alto para o total de habitantes. Mas essa realidade mudou, pois com o empenho de todos que compõem essa administração, há hoje menos de 25 ocorrências desses casos. Entre essas mudanças, pode se pontuar crescimento na rede de atendimento à saúde através dos vários programas que foram implantados pelos governos federal e estadual.
“mesmo enfrentando algumas dificuldades  estruturais, temos galgado êxito em todas as metas traçada para o atendimento básico, de maneira que já se pode perceber o diferencial nos programas como estratégia da saúde da família, vigilância da saúde e a promoção da saúde pública”. Enfatizou o senhor Egídio.
Perguntado sobre as competências da Gerência, Egídio frisou que embora não se divulgue, sempre tem participado dos planejamentos das ações de saúde dos municípios dessa regional, e isso tem sido salutar e satisfatório para a população.
“Se eu sair dessa regional, saio muito satisfeito por uma das atitudes que foram tomadas em 2013, refiro-me às campanhas do glaucoma e da catarata, muitas pessoas que não enxergavam, hoje estão enxergando e isso é agradável, atingimos o tratamento de 20% dos pacientes com glaucoma. De Zé Doca a Cândido Mendes nós não tivemos nenhum problema de cegueira ou desconforto da cirurgia, estamos fornecendo os medicamentos gratuitamente a todos os pacientes, graças a Deus tem dado certo, e continuamos à disposição da população”.
Tipos programas desenvolvidos pela Gerência e Secretarias de saúde dessa regional.
-Atenção básica que são os programas estratégia saúde da família, com assistência nas Unidades Básicas de saúde;
-Vigilância da saúde que é acompanhado dos guardas de endemias;
Núcleo Municipal de epidemiologia, que cuida da dengue, da malária, da Leishmaniose visceral canina, esquistossomose e da doença de chagas. Sobre essa doença de chagas, já foi captado um barbeiro nessa região.
Para contribuir com o enfrentamento dessas epidemias, o Governo do Estado ofertou para essa regional 12, desses, alguns já foram inaugurados, outros, ainda estão em fase conclusão. “Esperamos que até o final do ano todos  esses hospitais  de pequeno porte que compreende 17 municípios já estejam funcionando” informou Egídio.
           SOBRE OS CASOS DE MALÁRIA, ESQUISTOSSOMOSE, RAIVA TRANSMITIDA PELO MORCEGO E MENINGITE.
Egídio- Tudo está controlado, o número de óbito resultante da malária, dengue, esquistossomose, da raiva transmitida pelo morcego meningite.
  SOBRE A TURBECULOSE, HANSENIASES E HIV.
Egídio, Todos os Municípios dessa regional encontram-se com um grande aparato para combater o avanço dessas doenças.
 No que tange à questão do HIV, há nessa regional um grande surto de pessoas infectadas com esse vírus, entretanto, com as palestras, monitoramento e captação pelo teste rápido.
  SOBRE O PROGRAMA DO MAIS MÉDICO
Egídio, O mais médico é um Programa do Governo federal em parceria com os Estados e Municípios, que tem contribuído com o melhoramento da saúde da população.
A Regional de Zé Doca já foi contemplada com 23 médicos cubanos e brasileiros, esses, desse que chegaram tem se empenhado para oferecer o de melhor para a população, de maneira que com esse pouco tempo de trabalho já se pode ver o diferencial, de maneira que até agora não houve nenhuma reclamação de descasos ou mau atendimento à população.
Para acompanhar os trabalhos das Secretarias Municipais de Saúde, Egídio relatou que mensalmente se reúne com os secretários regionais de saúde para debater os indicadores, levando a programação para os meses subsequentes, e avaliando o que foi produzido no mês anterior, o resultado de tudo isso é a satisfação salutar de todos da equipe.
SOBRE AS PREFEITURAS DA REGIONAL DE ZÉ DOCA.

Egídio. “Não posso deixar de falar das dificuldades dos prefeitos, principalmente de Zé Doca, pela questão da estrutura física e por ter mais de 50 mil habitantes, os problemas são maiores, mais nós temos buscado minimizar esses problemas dentro das possibilidades e dos nossos limites. Estamos ajudando os municípios para evitar as epidemias, como aconteceu em 2013, onde foi realizada uma grande campanha de combate à dengue, campanha do controle do lixo”. “Para manter esse controle está sendo realizado o zoneamento de todas as áreas, entretanto, o que mais nos preocupa é a trajetória dos garimpeiros, que vem de outras regiões trazendo malária e outros tipos de doenças”.

1 Resposta aos "EGÍDIO MONTEIRO, GESTOR DE SAÚDE DE ZÉ DOCA APRESENTA RESULTADOS POSITIVOS DE SEU TRABALHO,"

  1. mais é muita ousadia falar q foi feito uma grande campanha contra a dengue! quatro peladinhos nas ruas.em outros tempos era feito parcerias com todas as secretaria pra cai em campo dessa vez se vio quatro pelados nas rua.só num se teve ainda uma epidemia de dengue pela a misericordia de deus os agentes de saúde q tão diariamente em nossas casas falando dos riscos q corremos. esse tal de egidio de nada serve pro município.só pra ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários