Trabalhadores rurais em Senador La Roque relatam que sofrem ameaças

 

Trabalhadores rurais que estão acampados na fazenda Graciosa, na Região Tocantina do Maranhão, afirmam que estão sendo ameaçados e pressionados para desocupar a fazenda. A fazenda fica a 40 km do município de Senador La Roque.
Uma mulher, que preferiu não se identificar, faz parte das 50 famílias que estão acampadas na fazenda Graciosa. Ela diz que foi surpreendida por dois homens, um deles armado, que impediram que ela, e outros trabalhadores rurais, saíssem do acampamento.
“Eles vieram de encontro comigo e pediram para eu parar. Perguntaram para onde eu ia e eu disse que ia pescar. Então, eles disseram que eu não iria pescar, nem voltar para minha casa, nem para lugar nenhum. Disseram que eu tinha que obedecer e ficar ali e eu tive que ficar, porque um deles puxou uma arma e botou no meu rosto. Todos que iam chegando eles iam abordando e botando a arma no rosto das pessoas”, relata.
Seis homens, segundo a Polícia Militar, saíram da fazenda depois que os PMS chegaram ao local, mas não foi apreendida nenhuma arma.  A área ocupada fica ao lado de um assentamento criado há 14 anos, o "Batata Da Terra". As famílias querem a ampliação, com mais 876 hectares, que incluem a sede da fazenda. Eles consideram os 310 hectares já desapropriados pelo Incra insuficientes para o plantio.
O fazendeiro chegou a receber uma proposta de indenização do governo, em 2003, mas não concordou com os valores a serem pagos pelas benfeitorias e o processo de reforma agrária teria parado. Ele briga na Justiça pela reintegração de posse.

Segundo o Incra, a fazenda Graciosa não está em nenhum projeto de assentamento.Já os líderes do MST alegam que o impasse se arrasta por mais de 10 anos. “As pessoas ainda trabalham na área sem serem legalizadas pelo ‘Terra Legal’ ou pelo Incra”, conta a líder do grupo, Giovânia Ferreira.

0 comentário "Trabalhadores rurais em Senador La Roque relatam que sofrem ameaças"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários