VEREADOR JOSÉ ITAPARANDI EXIGE CUMPRIMENTO DA LEI DOS SURDOS NAS REPARTIÇÕES E EVENTOS PÚBLICOS NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIA

 


Em sessão realizada nesta sexta-feira (12), a Câmara de vereadores de Paço do Lumiar acatou e aprovou o projeto de lei do vereador Itaparandi,  onde determina  a aplicabilidade da  obrigatoriedade da inclusão de profissionais de Lingua Brasileira de Sinais-LIBRAS em eventos, órgão público  e até mesmo na Câmara  de vereadores.

            A proposta do vereador Itaparandi se baseia na lei nacional de nº 10.436 de 24/04/02 que obriga todas as repartições públicas - incluindo escolas e hospitais a disponibilizar de interpretes habilitados no idioma gestual, mais conhecido como LIBRAS. 

Em seu discurso na tribuna da Câmara,  Itaparandi dexou claro que  a ideia de apresentar esse projeto tem também como objetivo levar a sociedade luminense a se sensibilizarem com as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia pelos portadores de deficiência auditiva, pois, a falta de intérpretes nos órgãos públicos as impedem de terem uma vida autônoma como as demais pessoas comuns.


          “A legitimação da língua de sinais carrega consigo muito mais do que um mecanismo de comunicação, mas busca principalmente, por meio de uma linguagem própria, construir a identidade da comunidade surda que tem características e comportamentos próprios.” Justificou o vereador. Comentou Itaparandi





0 comentário "VEREADOR JOSÉ ITAPARANDI EXIGE CUMPRIMENTO DA LEI DOS SURDOS NAS REPARTIÇÕES E EVENTOS PÚBLICOS NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIA"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários