Psicomotricidade, é um termo empregado
para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das
experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua
individualidade, sua linguagem e sua socialização.” (Associação Brasileira de
Psicomotricidade)
“A Psicomotricidade
baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações
cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e
de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se
constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos,
antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador,
abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste
sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002)
“Em razão de seu
próprio objeto de estudo, isto é, o indivíduo humano e suas relações com o
corpo, a Psicomotricidade é uma ciência encruzilhada... que utiliza as
aquisições de numerosas ciências constituídas (biologia, psicologia,
psicanálise, sociologia, lingüística...) Em sua prática empenha-se em deslocar
a problemática cartesiana e reformular as relações entre alma e corpo: O homem
é seu corpo e NÃO - O homem e seu corpo”. (Jean-Claude Coste, 1981)
A psicomotricidade pode
também ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as
relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre o psiquismo e a
motricidade.
Baseada numa visão
holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções
cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolingüísticas e motoras,
promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial. A
psicomotricidade possui as linhas de atuação educativa, reeducativa,
terapêutica, relacional, aquática e ramain
Psicomotricidade é a
ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento
e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de
maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
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PERCEPÇÃO
Segundo a psicologia, a percepção consiste em uma organização e interpretação dos estímulos que foram recebidos pelos sentidos e que possibilita identificar certos objetos e acontecimentos.
A percepção tem duas estapas, a sensorial e a intelectual. As duas se complementam, porque as sensações não proporcionam uma visão real do mundo, e devem ser trabalhadas pelo intelecto.
A percepção que o indivíduo tem no mundo depende de suas atividades motora.
O Sistema perceptual e motor estão sempre interagindo em grande parte das atividades motora.
Basess neurológicas da maturação
Para o funcionamento do Sistema Motor é necessário a coordenação de
vários componentes neurais e musculares de uma maneira altamente integrada e
diferenciada.
A POSTURA NEUROLÓGICAS PSICOMOTORA
A POSTURA E O Movimento dependem da combinação de reflexos involuntários,
coordenados pelos centros nervosos superiores.
O Sistema motor está organizado a executar contrações coordenadas em
grande parte por meio de reflexos, que são integrados na medula espinhal
algumas considerações sobre as origens e o
destino da Neuropediatria. Especialidade nascida da conjugação da Pediatria e
da Neurologia, muitos já têm discutido a procedência da Neuropediatria,
atribuindo-lhe, uns e outros, legítima origem na Neurologia ou na Pediatria.
Para nós, no Brasil, que partimos da Neurologia e portanto aceitamos como natural este liame de filiação, um dever de consciência nos obriga a estabelecer idêntica legitimidade com as origens pediátricas da especialidade, ante esta obra tão completa. Pouco importam as origens se o fim é o mesmo. Um neuropediatra tanto pode partir da intimidade do conhecimento da Clínica Pediátrica, especializando-se no estudo de uma determinada faixa etária. A finalidade é a mesma: procurar conhecer, cada vez mais a cura damente, as condições mórbidas decorrentes de lesões adquiridas ou de malformações do sistema nervoso que afetam as crianças."
Para nós, no Brasil, que partimos da Neurologia e portanto aceitamos como natural este liame de filiação, um dever de consciência nos obriga a estabelecer idêntica legitimidade com as origens pediátricas da especialidade, ante esta obra tão completa. Pouco importam as origens se o fim é o mesmo. Um neuropediatra tanto pode partir da intimidade do conhecimento da Clínica Pediátrica, especializando-se no estudo de uma determinada faixa etária. A finalidade é a mesma: procurar conhecer, cada vez mais a cura damente, as condições mórbidas decorrentes de lesões adquiridas ou de malformações do sistema nervoso que afetam as crianças."
Sumário
Prólogo da edição Brasileira
Prólogo da edição Argentina
Prefácio da edição Argentina
1 - As
bases neurológicas da maturação psicomotora
O tono muscular
A coordenação dos reflexos
A coordenação dos reflexos
2 - As etapas da maturação psicomotora
O lactente do primeiro trimestre
O lactente do segundo trimestre
O lactente do terceiro trimestre
O lactente do quarto trimestre
O lactente do segundo trimestre
O lactente do terceiro trimestre
O lactente do quarto trimestre
3 - Três seqüências na maturação psicomotora
O desenvolvimento da mão
As reações de equilíbrio
O conhecimento do corpo
As reações de equilíbrio
O conhecimento do corpo
4 - As conquistas da maturação psicomotora
DO
QUE TRATA A PSICOMOTRICIDADE
A motricidade, o desenvolvimento intelectual e o
desenvolvimento afetivo são inter dependentes na criança. O estudo da
psicomotricidade não se refere somente ao desempenho motor da criança, à sua
lateralidade, estruturação tempo-espacial ou às discriminações perceptuais que
é capaz de realizar mais do “eu” e as conseqüências da falta de um esquema
corporal bem conscientizado
ESTIMULA
A COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL; ORGANIZAÇÃO ESPACIAL CRIATIVIDADE; CONTROLE TÔNICO; EQUILÍBRIO E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO E LATERALIDADE
A
psicomotricidade está diretamente ligada à inteligência. O aumento do
desempenho psicomotor provoca um aumento considerável nas condições da
aprendizagem escolar. No atual contexto é fácil encontrar crianças chegando ao
final do 2o ciclo do ensino fundamental com dificuldades significativas na
produção da escrita.
Dificuldades
em relação ao esquema corporal, à lateralidade, à aspectos perceptivos e
outros, estão por vezes relacionados à aspectos como inversão ou troca de
letras, textos mal escritos ou sem uma linha de raciocínio expressa com lógica,
dificuldades em relação à escrita, à leitura, à fala, à solução de problemas e
à resolução de cálculos matemáticos.
Os conteúdos
a serem trabalhados com os alunos se forem explorados através de jogos e
brincadeiras que propiciem a experiência através da manifestação corporal,
terão muito mais significado e serão muito mais apreendidos, contribuindo dessa
forma para a sua formação integral.
TRABALHA
A COORDENAÇÃO MOTORA FINA COM AS DIVERSIDADES DE ATIVIDADES ACRESCENTADAS NAS
FACES DO DADO; NA JOANINHA ESTA COLOCADA AS FUNÇÕES NA SUPERFÍCIE.
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