PROFESSORA GARDÊNIA MINISTRA AULA SOBRE PSICOMOTRICIDADE PARA OS ALUNOS DO IESF-PAÇO DO LUMIAR

Psicomotricidade, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.” (Associação Brasileira de Psicomotricidade)
“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002)
“Em razão de seu próprio objeto de estudo, isto é, o indivíduo humano e suas relações com o corpo, a Psicomotricidade é uma ciência encruzilhada... que utiliza as aquisições de numerosas ciências constituídas (biologia, psicologia, psicanálise, sociologia, lingüística...) Em sua prática empenha-se em deslocar a problemática cartesiana e reformular as relações entre alma e corpo: O homem é seu corpo e NÃO - O homem e seu corpo”. (Jean-Claude Coste, 1981)
A psicomotricidade pode também ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre o psiquismo e a motricidade.
Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolingüísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial. A psicomotricidade possui as linhas de atuação educativa, reeducativa, terapêutica, relacional, aquática e ramain
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.

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  PERCEPÇÃO

Segundo a psicologia, a percepção consiste em uma organização e interpretação dos estímulos que foram recebidos pelos sentidos e que possibilita identificar certos objetos e acontecimentos.
A percepção tem duas estapas, a sensorial e a intelectual. As duas se complementam, porque as sensações não proporcionam uma visão real do mundo, e devem ser trabalhadas pelo intelecto.
A percepção que o indivíduo tem no  mundo depende de suas atividades motora.
O Sistema perceptual  e motor estão sempre  interagindo em grande parte das atividades motora.

Basess neurológicas da maturação
Para o funcionamento do Sistema Motor é necessário a coordenação de vários componentes neurais e musculares de uma maneira altamente integrada e diferenciada.
A POSTURA NEUROLÓGICAS PSICOMOTORA
A POSTURA E O Movimento dependem da combinação de reflexos involuntários, coordenados pelos centros nervosos superiores.
O Sistema motor está organizado a executar contrações coordenadas em grande parte por meio de reflexos, que são integrados na medula espinhal
 algumas considerações sobre as origens e o destino da Neuropediatria. Especialidade nascida da conjugação da Pediatria e da Neurologia, muitos já têm discutido a procedência da Neuropediatria, atribuindo-lhe, uns e outros, legítima origem na Neurologia ou na Pediatria.
Para nós, no Brasil, que partimos da Neurologia e portanto aceitamos como natural este liame de filiação, um dever de consciência nos obriga a estabelecer idêntica legitimidade com as origens pediátricas da especialidade, ante esta obra tão completa. Pouco importam as origens se o fim é o mesmo. Um neuropediatra tanto pode partir da intimidade do conhecimento da Clínica Pediátrica, especializando-se no estudo de uma determinada faixa etária. A finalidade é a mesma: procurar conhecer, cada vez mais a cura damente, as condições mórbidas decorrentes de lesões adquiridas ou de malformações do sistema nervoso que afetam as crianças."
Sumário
Prólogo da edição Brasileira
Prólogo da edição Argentina
Prefácio da edição Argentina

1 - As bases neurológicas da maturação psicomotora
O tono muscular
A coordenação dos reflexos
2 - As etapas da maturação psicomotora
O lactente do primeiro trimestre
O lactente do segundo trimestre
O lactente do terceiro trimestre
O lactente do quarto trimestre
3 - Três seqüências na maturação psicomotora
O desenvolvimento da mão
As reações de equilíbrio
O conhecimento do corpo
4 - As conquistas da maturação psicomotora

                                                       DO QUE TRATA A PSICOMOTRICIDADE

        

A motricidade, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo são inter dependentes na criança. O estudo da psicomotricidade não se refere somente ao desempenho motor da criança, à sua lateralidade, estruturação tempo-espacial ou às discriminações perceptuais que é capaz de realizar mais do “eu” e as conseqüências da falta de um esquema corporal bem conscientizado

ESTIMULA A COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL; ORGANIZAÇÃO ESPACIAL CRIATIVIDADE; CONTROLE TÔNICO; EQUILÍBRIO E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO E LATERALIDADE


A psicomotricidade está diretamente ligada à inteligência. O aumento do desempenho psicomotor provoca um aumento considerável nas condições da aprendizagem escolar. No atual contexto é fácil encontrar crianças chegando ao final do 2o ciclo do ensino fundamental com dificuldades significativas na produção da escrita. 
Dificuldades em relação ao esquema corporal, à lateralidade, à aspectos perceptivos e outros, estão por vezes relacionados à aspectos como inversão ou troca de letras, textos mal escritos ou sem uma linha de raciocínio expressa com lógica, dificuldades em relação à escrita, à leitura, à fala, à solução de problemas e à resolução de cálculos matemáticos.
Os conteúdos a serem trabalhados com os alunos se forem explorados através de jogos e brincadeiras que propiciem a experiência através da manifestação corporal, terão muito mais significado e serão muito mais apreendidos, contribuindo dessa forma para a sua formação integral.

TRABALHA A COORDENAÇÃO MOTORA FINA COM AS DIVERSIDADES DE ATIVIDADES ACRESCENTADAS NAS FACES DO DADO; NA JOANINHA ESTA COLOCADA AS FUNÇÕES NA  SUPERFÍCIE.


É de suma importância a atividade lúdica, realizada através de atividades psicomotoras, no sentido de colaborar para o desenvolvimento integral da criança, e para que ela possa sedimentar bem esses "pré-requisitos", fundamentais também para a sua vida escolar.
Descobrir as habilidades de saltar, correr, lançar, trepar, etc.......é importante para o desenvolvimento pleno do aluno, como um organismo integrado, levando-se em conta que tais habilidades são consideradas como formas de expressão de um ser humano. 
A escola não deve se preocupar em ensinar essas habilidades apenas para que o aluno saiba executá-las bem ou para facilitar a execução das tarefas escolares, mas sim direcionar a aprendizagem para a formação integral do aluno.
A educação psicomotora é condição necessária para os aprendizados pré-escolares e escolares, pois leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar o tempo e a adquirir habilidades e coordenação de gestos e movimentos, possibilitando assim uma aprendizagem eficiente.

Considerar o gesto ou a linguagem corporal como forma de expressão do ser humano é um caminho para reconhecer a importância da atividade corporal no processo ensino-aprendizagem.

                 




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