ROSEANA SARNEY PASSA A PERNA EM VEREADORES

Vereadores reclamam de não pagamento de convênio para votarem em Roseana

O deputado Marcelo Tavares (PSB), líder do Bloco de Oposição, voltou a cobrar na sessão desta segunda-feira (19) a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os convênios feitos no governo do Roseana. A governadora fez uma farra alucinante de convênios eleitoreiros com toda espécie de entidades para se eleger ao governo ano passado.
Foram realizados convênios com prefeituras, associação de “beach soccer”, associação de moradores, clube de mães, etc., culminado com a assinatura de mais de mil convênios somente no mês de junho de 2010, sendo mais de quinhentos deles apenas no dia da convenção que homologou a candidatura de Roseana Sarney, em 24 de junho, que garantiram sua “reeleição”.
Prova da farra de convênios eleitoreiros: o governo negociou o apoio dos vereadores (Chaquinhas - esq. e Nato - dir.) à candidata Roseana Sarney em troca de convênios que até hoje não foram pagos
O reforço de criação da CPI por Marcelo Tavares foi feita a propósito de denúncia feita por vereadores de São Luís, em programa de emissora de rádio, e ouvida pelo deputado, de que houve barganha com o governo do Estado para que apoiassem a então candidata Roseana.
“O governo do Estado negociou o apoio de parte dos vereadores de São Luís à candidata Roseana em troca de convênios que até hoje não foram pagos. Eu ouvi dos vereadores, se não estiver enganado, Chaguinhas e Nato, semana passada, esta afirmação e fiquei estarrecido”, revelou Marcelo.
Na entrevista concedida a rádio Mirante AM, de propriedade da família Sarney, os vereadores Nato e Chaguinhas, ambos do PRP, revelaram, segundo Tavares, que houve “um negócio” para apoiar Roseana Sarney para governador no pleito do ano passado.
“O vereador disse que foi um apoio comprado na eleição de 2010 por Roseana e que agora tem que fazer outro negócio [apoio a candidatura do secretário infraestrutrura Max Barros a Prefeitura de São Luís], porque ainda não pagaram o primeiro, então não pode fazer o segundo enquanto não pagasse o primeiro”, contou Marcelo.
De acordo com o parlamentar do PSB, os vereadores revelaram que deram voto para Roseana e que não receberam o pagamento.
“Há um fato que é muito grave, que é dito por vereadores de São Luís, de que o governo do Estado compra apoio político e não paga. Eles chegaram até dizer naquela entrevista que vão se acorrentar no Palácio dos Leões, porque tem Secretário fujão, Secretário que fez o acordo todinho, agora se esconde e ninguém acha. Não tenho dúvidas de que a governadora sabe de tudo isso. Agora porque não podemos investigar esse fato na CPI? Por que a base do governo não assina o pedido de criação dessa CPI?, denunciou e indagou Marcelo Tavares.
Conforme Marcelo, “dizem por aí que os prefeitos sacaram o dinheiro na boca do caixa e levaram para casa, todos aliados de Roseana”.
Roseana fez farra de convênios eleitoreiros
O processo de cassação de Roseana Sarney, movido pelo ex-governador José Reinaldo Tavares, tem como maior fundamento exatamente a farra de convênios feitos pela governadora, com liberação de cerca de R$ 1 bilhão aos seus aliados.
Roseana buscou como forma de complementar a farra eleitoreira as arcas generosas do BNDES com um empréstimo de quase meio bilhão de reais para turbinar as finanças do Estado.
Com isso, totalizou recursos suficientes para a realização daquilo que foi o maior escândalo de abuso de poder político e econômico numa eleição já visto no Maranhão: os mais de 1000 convênios eleitoreiros, com todo tipo de entidade, realizados às vésperas de iniciar o período eleitoral como forma de cooptação política. Era necessário turbinar a campanha com fartura de dinheiro público.
Roseana usou todo o dinheiro de um empréstimo feito junto ao BNDES, no valor de R$ R$ 433.092.000,00 (quatrocentos e trinta e três milhões e noventa e dois mil reais) para realização de convênios eleitoreiros.
Observa-se no Decreto 26.400, publicado no D.O. de 09.04.2010, que a governadora Roseana Sarney abriu crédito suplementar para todas as secretarias e órgãos do Estado com vistas à realização de convênios. A lei nº 9.097, que autorizou o empréstimo junto ao BNDES, previa que os recursos seriam usados nos orçamentos dos anos seguintes e no chamado Plano Plurianual, ou seja, deveria ser utilizado nas ações de longo prazo, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos.
No entanto, Roseana, de uma canetada só, usou todo o dinheiro do empréstimo na realização de convênios para garantir sua reeleição. Recursos que seriam usado ao longo de quatro anos, foram manipulados todos de uma única vez na assinatura de mais de 1000 convênios, cujas obras jamais saíram do papel. A única coisa mesmo que serviu os quase meio bilhão de reais do empréstimo do BNDES foi para a realização de convênios eleitoreiros.
Roseana Sarney colocou toda a estrutura da Administração Pública estadual em seu favor na realização de convênios, não escapando nenhuma secretaria ou órgão. Até mesmo órgãos que jamais tinham feito aqueles tipos de convênios, até porque não é sua função, foram usados de forma grotesca. É o caso do DETRAN/MA cujos convênios com as entidades foram todos assinados no dia 24 de junho, dia da convenção de Roseana, e pagos todos eles na sua totalidade no dia 01 de julho.
Portanto, já que a eleição para prefeito de São Luís se aproxima, deve ser por isso que Roseana está na busca feroz para por as mãos nos R$ 73 milhões, que seria utilizado para a construção de viadutos e asfaltamento da cidade. Certamente para derramar o convênio na campanha do seu candidato a sucessão municipal, o secretário de Estado da Infraestrutura, Max Barros.
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Simplício Araújo é empossado deputado federal; Ribamar tira licença de 122 dias

Com o pedido de licença de 122 dias do deputado federal Ribamar Alves (PSB) para tratamento de saúde, o primeiro suplente Simplício Araújo (PPS) assumiu nesta segunda-feira (19), em ato realizada no plenário da Câmara Federal.
Natural da cidade de Bacabal e com laços familiares e políticos em Pedreiras, Simplício Araújo obteve 35.338 votos na última eleição – dos quais 17.161 votos em Timon, sendo o mais votado do seu partido.
“Registrei presença na sessão de hoje na Câmara. Meu primeiro dia como Deputado Federal a serviço do Maranhão”, comentou Simplício na sua página no facebook após ser empossado.
Publicado em Sem categoria | 1 comentário

Refinaria da Petrobras em Bacabeira: cerca de mil trabalhadores são demitidos

O tumulto na cidade de Bacabeira é grande. A confusão é gerada em torno da demissão em massa realizada pelo consórcio GSF – Galvão Construtora, Serveng e Fidens Engenharia, que é responsável pela construção da Refinaria Premium I da Petrobras no município de Bacabeira.
Segundo informações de alguns trabalhadores, o número de demissões chega a quase 1.000 entre homens e mulheres, o que causou a aglomeração de pessoas nas ruas e nas paradas de embarque e desembarque de passageiros na cidade.
O número de demissões poderá aumentar antes do final do ano. Cerca de 3 mil operários trabalhavam nos serviços de terraplenagem.
Com a redução de trabalhadores na construção dos serviços de terraplanagem da refinaria, fica reforçada a tese de que os planos do Governo Federal e do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, de que a parte de terraplanagem seja concluída no final de 2012 e a refinaria seja em 2016 seja adiada.
Segundo estudiosos, a Refinaria Premium I da Petrobras, só começará a funcionar de verdade a partir de 2020. (Com informações do blog Bacabeira em Foco)
Publicado em Sem categoria | 6 comentários

A ‘revolução na saúde’ de Roseana: enfermo é transportado em carroceria feito animal

Idoso transportado em carroceria feito animal.Foto:João da Costa
Roseana Sarney prometeu na campanha em 2010 construir 72 hospitais, sendo 1 em Bequimão. Ficou só na promessa
Crueldade!
Essa cena desumana mostra um idoso sendo transportado feito animal na carroceria de uma Montana, em travessia de ferry boat na volta ao município de Bequimão, localizado no Litoral Ocidental Maranhense.
O rapaz de camisa amarela acompanhou o martírio do seu pai que tinha feito uma cirurgia em São Luís e afirmou que a prefeitura de Bequimão não disponibilizou a ambulância para transportá-lo.
“Se Roseana Sarney tivesse construído o hospital de Bequimão, o doente não estaria passando por esse sofrimento“, disse um tripulante da embarcação.
A via crusis durou cerca de 1h40.
Fonte: blog do Hilton Franco e João Costa
Publicado em Sem categoria | 1 comentário

Cantor diz que governo Roseana não deu apoio a Joãosinho Trinta

O secretário de Estado de Cultura, Luis Bulcão, disse que poucas pessoas foram ao velório do carnavalesco Joãosinho Trinta porque o mesmo era mais popular no Rio de Janeiro do que no Maranhão. Bulcão declarou ainda não ver problema na quantidade de pessoas. “Em enterro de celebridade tem muita hipocrisia. Eu prefiro a verdade, senão continuamos fantasiando e ele não vai mais fantasiar”, comentou.
O cantor, compositor e percussionista maranhense José de Ribamar Viana, o Papete, usou sua página no facebook para comentar as declarações de Luis Bulcão.
Em relação à declaração de Bulcão de que Joãosinho era mais carioca que maranhense, Papete Viana afirmou que era difícil declarar-se maranhense devido a imagem manchada do Estado dada as atitudes e práticas dos seus políticos (referindo-se a família Sarney) como também aos baixos indicadores sociais e econômicos, no qual o Maranhão amarga as últimas posições. “As maracutaias rasteiras da política local com alcance nacional e toda a mídia negativa de que goza nosso Estado por aí…”, completou.
Papete disse ainda que no longo tempo que está à frente da Secretaria de Cultura, Bulcão não deu apoio ao trabalho de Joãozinho Trinta. “Jamais convidou Joãosinho Trinta a prestar apoio, consultoria ou mesmo auxiliar diretamente no que fosse preciso para a melhoria dos mais variados aspectos da cultura maranhense”, criticou.
Veja abaixo a íntegra do comentário feito por Papete Viana na rede social.
Sobre Joãosinho Trinta, li aqui no Facebook que o Secretário de Cultura do MA Luis Bulcão declarou que o ilustre falecido era mais carioca que maranhense, entre outras palavras…, e sobre isso quero dizer o seguinte:
1- Fica muito difícil ao maranhense, mesmo amando sua terra, declarar-se maranhense neste País, devido aos índices estatísticos de I.D.H, os mais baixos do Brasil, as maracutaias rasteiras da política local com alcance nacional e toda a mídia negativa de que goza nosso Estado por aí…
2 – A exemplo de tantos outros famosos ou não, Joãosinho Trinta nem declarou amiúde suas origens publicamente nem tão pouco as renegou, apenas sendo identificado como carioca pelas suas realizações como carnavalesco notável que foi em terras fluminenses, e que jamais se aproveitou de certos momentos como outros o fizeram, para enaltecer o Maranhão oportunamente, a exemplo de uma cantora que o Brasil pensava ser a mesma carioca, com sotaque de malandragem e tudo o mais, até o dia em o Sr. José Sarney se tornou Presidente da República (conveniente, não é mesmo?).
3 – Quanto às palavras do Sr. Bulcão, deveria o mesmo penitenciar-se pelo fato de, ao longo dos muitos anos à frente da Secretaria de Cultura do MA jamais ter convidado Joãosinho Trinta a prestar apoio, consultoria ou mesmo auxiliar diretamente no que fosse preciso para a melhoria dos mais variados aspectos da cultura maranhense, o que aumentaria em muito o desenvolvimento das coisas por lá, realizadas ou por realizar…
Aliás, isso é normal(?) no referido Secretário, em que pese sua formação acadêmica, se observado com relação a outros artistas maranhenses, famosos, reconhecidos e prestigiados nacional e internacionalmente, os quais jamais foram convidados a participar ou ajudar em alguma coisa com relação à cultura local…, orgulho? insegurança? birra político-filosófica? interferência política do sistema ao qual ele serve? Sei lá, tudo é possível…, mas que não se diga coisas que desmereçam um gênio do quilate e importância daquele que revolucionou tudo o que diz respeito às Escolas de Samba brasileiras e tantas outras coisas mais. Que Deus o tenha em seu âmbito de luz e dignidade.
Publicado em Sem categoria | 6 comentários

São Luís é uma das cidades pré-selecionadas para Olimpíadas Rio 2016

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), foi acionada, nesta semana, para munir a Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) com informações da cidade. Os dados servirão para compor um Guia do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 contendo possíveis locais de treinamento no Brasil.
Capital maranhense está entre as 131 cidades pré-selecionadas para servir de centros de treinamentos a para-atletas que participarão dos jogos no Rio
O “Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos” será lançado em 2012, durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres, e fornecerá informações sobre a infraestrutura dos 364 pontos de 131 cidades do Brasil.
O guia servirá para que os 204 Comitês Olímpicos e 170 Paraolímpicos conheçam o potencial de cada “sede de treinamento”, antes dos jogos, visando a aclimatação às condições locais e, sobretudo, a concentração e aperfeiçoamento do treinamento, na busca de melhores resultados.
O secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, colocou o órgão à disposição da entidade para que os objetivos sejam alcançados. “Já enviamos as informações e estamos à disposição da Embratur para demais questionamentos. O guia divulgará São Luís nas mais diversas áreas, inclusive turisticamente. Essa pré-seleção vem confirmar a melhoria da cidade em vários aspectos, inclusive no esportivo e estrutural”, disse.
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Assembleia de Deus não referenda a candidatura de Eliziane Gama

A deputada estadual Eliziane Gama, pré-candidata do PPS para disputar a Prefeitura de São Luís nas eleições do ano que vem, não contará com um apoio importante do segmento evangélico. Durante assembléia geral da Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus no Maranhão (Ceadema), que iniciou no último dia 12 e encerrou nesta sexta-feira (16), no templo central do São Cristóvão, em São Luís, o presidente da Assembleia de Deus do Campo Tirirical, Pastor Joacy Almeida Costa, disse que não apoiará o nome da deputada Eliziane Gama A prefeita de São Luís.
O anúncio do pastor Joacy foi feito após a deputada ter entrado com requerimento na mesa diretora da Convenção pedindo apoio dos pastores À sua candidatura. Depois de se reunirem e discutirem o requerimento, o parecer do conselho político da Ceadema foi que se tratava de uma discussão do âmbito municipal e que a decisão ficaria a cargo dos presidentes dos campos das Assembléias de Deus na capital – São Luís, Tirirical, Cohatrac, Calhau e Jardim Tropical.
O presidente da Ceadema, pastor Pedro Aldi Damasceno, ao ler o parecer, franqueou a palavra aos presentes na Convenção. Ao se manifestar, o presidente da Assembleia de Deus do Campo Tirirical, Pastor Joacy Almeida Costa, antecipou sua decisão e afirmou que não apoiaria Eliziane Gama na sucessão municipal do ano que vem. ‘Apoiamos a deputada no seu primeiro e segundo mandato, mas nesta eleição de prefeito o nosso campo não estará com ela’, disse.
Na avaliação de alguns líderes evangélicos, a deputada Eliziane Gama foi eleita como representante da Igreja na Assembleia Legislativa e por isso, na opinião deles, deve cumprir os quatros anos de mandato na Casa.
A igreja Assembleia de Deus do Campo Tirirical, o segundo maior de São Luís, conta com 150 congregações, distribuída em 28 áreas e reúne cerca de 30 pastores.
Publicado em Sem categoria | 10 comentários

Luciano Leitoa nega participação em festas privês no PI

O deputado estadual Luciano Leitoa (PSB) enviou correspondência ao blog negando que tenha participado de festinhas privês na cidade de Teresina, na companhia de outros deputados do Maranhão, conforme divulgou com exclusividade o blog do jornalista Luís Cardoso.
Uma reportagem veiculada no Programa Bom Dia Meio Norte, apresentado pelo jornalista Ieldyson Vasconcelos, revelou que uma das quebras de sigilo telefônico envolvendo uma mulher bastante conhecida – uma socialite de Teresina que comanda uma rede de prostituição que envolve jovens, principalmente universitárias – relata telefonemas de deputados do Piauí, Maranhão e Pará, solicitando jovens universitárias para orgias.
De acordo com Luciano Leitoa, a informação de seu envolvimento com garotas de programas no Piauí é “descabida, mentirosa e leviana”. “Jamais estive em festas privê ou qualquer outra festa em companhia dos dois deputados citados”, afirma o parlamentar.
Acompanhe abaixo a íntegra da nota de esclarecimento de Leitoa sobre o caso.
Infâmia
Baseando-se em “informações reservadas ao blog”, covardemente acobertadas por anonimato, o jornalista Luís Cardoso acusa-me irresponsavelmente de ter participado de uma festa privê em Teresina, juntamente com os deputados Marcos Caldas e Carlos Filho. Tal informação é descabida, mentirosa e leviana, completamente alheia ao modo de vida que levo e que o povo de minha cidade conhece.
Jamais estive em festas privê ou qualquer outra festa em companhia dos dois deputados citados. Não tenho convívio social com ambos, limitando-se nosso relacionamento aos protocolos de convivência respeitosa da Assembléia Legislativa.
Não sou juiz da consciência alheia e desconheço se tais festas aconteceram. Lastimo que o jornalista, sem ao menos me ouvir, publique acusações que ferem a dignidade de quem tanto preza a honra pessoal. Não me resta outro caminho senão acionar a Justiça para que o acusador apresente provas ou faça a retratação da injúria.
O tempo há de mostrar quais são os interesses que se ocultam por trás da leviandade dessas acusações.
Luciano Leitoa
Publicado em Sem categoria | 5 comentários

0 comentário "ROSEANA SARNEY PASSA A PERNA EM VEREADORES"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários