Após assumir candidatura, Serra sobe e vai a 30 pontos

O ex-governador José Serra subiu nove pontos percentuais na pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de São Paulo após assumir que quer ser o candidato do PSDB na eleição de outubro.
Levantamento feito pelo Datafolha entre quinta e sexta-feira mostra Serra com 30% dos votos num cenário em que estão os principais postulantes ao cargo.
No fim do mês de janeiro, ele tinha 21%.
Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, José Serra participa de entrevista no diretório estadual do PSDB
Em segundo fica Celso Russomanno (PRB), com 19%. O petista Fernando Haddad obtém apenas 3%.
Serra lidera em todos os cenários em que participa.
No mais enxuto, em que concorreriam apenas ele, Gabriel Chalita (PMDB) e Haddad, alcança 49% do total de votos, o que liquidaria a eleição no primeiro turno, já que esse percentual representa mais que a soma de votos dos demais pré-candidatos.
O Datafolha ouviu 1.087 eleitores. A pesquisa, que tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, foi feita na semana em que Serra teve muita exposição devido ao anúncio de que queria concorrer.
Isso ajuda a explicar o crescimento de 2% para 12% em sua intenção de voto espontânea (quando não é apresentado ao eleitor o nome de nenhum candidato).
Após meses de silêncio e especulações, Serra afirmou no dia 27 de fevereiro que pretendia participar da prévia tucana para escolher o candidato do partido.
Marcada para hoje, ela foi adiada para o dia 25.
Dois dos quatro pré-candidatos tucanos desistiram. Só José Aníbal e Ricardo Tripoli continuam no páreo. A pesquisa, porém, deve funcionar como novo banho de água fria em suas postulações.
Aníbal obtém 4% das intenções de voto no cenário em que aparece como o candidato tucano. Tripoli alcança 3%.
Serra tem a seu favor o fato de ser muito conhecido (99% dos leitores sabem quem ele é, contra 41% de Haddad, por exemplo), e de sua rejeição ter oscilado negativamente desde a última pesquisa: de 33% para 30%.
No período, cresceu a rejeição de todos os outros.
Mas uma coisa pesa contra o ex-governador, o fato de ter abandonado a prefeitura em 2006, 15 meses após tomar posse, para se candidatar ao governo estadual.
De todos os entrevistados, 76% se lembram do fato; 66% dizem que agiu mal; 70% afirmam que ele não deveria fazer isso novamente; 66% acham que sairá para concorrer à Presidência em 2014.
Na semana passada, o pré-candidato disse que desta vez é diferente, que cumprirá os quatro anos e que seu sonho de ser presidente “está adormecido pelo menos até 2016″.
Durante a campanha de 2004, Serra também disse que ficaria os quatro anos e chegou a assinar um papel se comprometendo a cumprir o mandato até o final.
Esse fato certamente será usado pelos oponentes durante a campanha.
Já Haddad tem como pontos negativos o fato de poucos o conhecerem (59% não sabem quem ele é) e de não o identificarem como o candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva –apenas 10% reconhecem isso.
São pontos que os petistas pretendem trabalhar na campanha e na propaganda de TV.
Em março de 2010, Dilma Rousseff também aparecia atrás nas pesquisas na disputa contra o mesmo Serra.
Mas, na época, 86% diziam conhecê-la e 59% sabiam que ela era a escolhida de Lula.
Serra acha resultado ‘interessante’
Líder da pesquisa Datafolha em todos os cenários, com 30% das intenções de voto, o ex-governador José Serra (PSDB) chamou o resultado do levantamento de “interessante” e disse que passará a discutir temas e propostas para a cidade de São Paulo.
À Folha, Serra ponderou que é prematuro “formar uma ideia sobre o quadro eleitoral”. “Eu mesmo ainda não sou candidato, pois haverá uma prévia do PSDB. Caso seja o escolhido, vamos debater com intensidade e entusiasmo os problemas da cidade.”
Serra disputa as prévias de seu partido contra o secretário estadual José Aníbal (Energia) e o deputado Ricardo Trípoli.
Presidente do PT, Antonio Donato, minimizou a estagnação de Fernando Haddad, candidato da sigla, na pesquisa. “Recebemos os números com tranquilidade. A eleição está distante, e os nomes bem colocados já participaram de outras disputas, portanto, têm um recall grande.”
Segundo ele, nada muda na estratégia de campanha, apesar do desempenho do petista na enquete.
Bispo licenciado da Igreja Universal e presidente do PRB, Marcos Pereira ironizou o desempenho de Haddad e Gabriel Chalita (PMDB). “Achei uma beleza”, afirmou.
Ele garantiu que o partido não recuará na candidatura de Celso Russomanno, que aparece em segundo lugar no Datafolha, com 19% das intenções de voto. “Ainda que dentro da margem de erro, esse avanço [de 17% para 19%] mostra que o candidato é viável. Não tem por que aderir a quem está lá atrás. São eles que têm de buscar coligar conosco.”
Russomanno declarou que sua candidatura “está de pé” e não foi desestabilizada pela de Serra. “Estou muito feliz com os números. Afinal, nunca fui prefeito, nem governador.”
Chalita disse, via assessoria de imprensa, que “os debates estão apenas começando”. “Estamos muito contentes com nosso desempenho, e confiantes na candidatura.”
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Notas de Sábado

Cassação de Roseana: oitivas confirmadas
Se não conseguirem uma liminar em cima da hora, as testemunhas de defesa da governadora Roseana Sarney Murad e do vice-governador Washington Luiz Oliveira serão ouvidas na próxima segunda-feira pelo juiz Sérgio Muniz, do Tribunal Regional Eleitoral, a partir das 8h30. A chamada oitiva foi determinada pelo ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral que é o relator do processo movido pelo ex-governador José Reinaldo Tavares contra a diplomação dos atuais governantes maranhenses. O documento está muito bem elaborado com provas de que Roseana e Washington durante as eleições de 2010, abusou do uso da máquina estadual caracterizando abuso de poder econômico, propaganda enganosa, troca de favores por votos e outros crimes eleitorais.
Testemunhas
No rol das testemunhas serão ouvidos Fábio Gondim Ferreira da Costa (expert em atos secretos no Senado segundo um deputado roseanista), Roberval Cordeiro Silva, Remi Ribeiro Oliveira, Francisco Emiliano Ribeiro de Meneses, Hildo Augusto Rocha Neto, Ricardo Jorge Murad, Sérgio Antônio Mesquita Macedo, Raimundo Nonato Carneiro Sobrinho, Benedito Bogea Buzar, Gerge Alan Ramalho Pereira. O ministro Versiani quer todos os depoimentos em suas mãos até o próximo dia 10 para que encaminhe o processo para julgamento em plenário até o final do mês.
Interferência
Se não tiver interferência política, Roseana e Washington podem ter o mandato cassado no início de abril, assim como foi feito com Jackson Lago em 2009. Só que Jackson não soube “conversar” com as pessoas certas, o que a oligarquia Sarney sabe fazer muito bem. Daí que a cassação de Roseana não é coisa fácil, apesar dos crimes comprovados. Só que a justiça dos homens falha. A de Deus, nunca. (Do blog do Gojoba, diretor e editor do jornal Tribuna do Nordeste)
Encontro de lideranças oposicionistas
Reuniões importantes das forças de oposição aconteceram anteontem, na cidade de Matões. Líderes oposicionistas estiveram na cidade por conta da inauguração de uma creche pela prefeita Suely Pereira, que vai atender 240 alunos de 0 a 5 anos distribuídos nos turnos matutino e vespertino. Presentes, os deputados federais Carlos Brandão (presidente estadual do PSDB) e Waldir Maranhão (presidente estadual do PP), o deputado estadual Rubens Jr (PCdoB), além de presidentes de outros partidos e muitas lideranças das cidades da região.
Reuniões agendadas da oposição
Na próxima terça-feira (06), em Brasília, está programada uma reunião de dirigentes do PCdoB, PSB, PTC, PP, PT, PPS para discutirem alianças nos municípios. No dia 14, está agendada reunião das oposições em Santa Inês, e já no dia 16, em São Luís, voltarão a se encontrar por ocasião do aniversário do deputado Rubens Jr. (Foto: Felipe Klamt)
Só intervenção tira PSB de Serra em SP
Só uma intervenção no PSB de São Paulo evitará a adesão do partido à candidatura do tucano José Serra à prefeitura da capital. Secretário de Turismo do governo Geraldo Alckmin e presidente do partido no estado, o deputado Marcio França, está decidido a apoiar Serra e não o candidato petista Fernando Haddad. O ex-presidente Lula já entrou no circuito e pediu ao presidente da legenda, o governador pernambucano Eduardo Campos, para tentar enquadrar os socialistas dissidentes.
Um PMDB irritado
José Sarney: irritado com Ideli por causa de pedidos de nomeações que não saem
A casa de Roseana Sarney em Brasília foi palco na segunda-feira de um jantar em que o prato principal era de críticas ao tratamento do governo ao PMDB.
De ministros (Edison Lobão e Moreira Franco) a senadores (Renan Calheiros e José Sarney) eram poucos e graúdos à mesa. O centro das pauladas foi o que chamaram de “a voracidade de um PT perdedor” — o paulista, que, segundo eles, não ganha eleição em São Paulo e, por isso, ocupou todos os espaços no governo federal. Unanimemente, elegeram Gilberto Carvalho como o vilão.
Sarney em especial mostrou-se indignado com Ideli Salvatti, a quem acusa de barrar suas nomeações. (Por Lauro Jardim, Veja)
Escórcio e o raio-x dos aeroportos
Recentemente, o deputado Paulo Maluf (PP-SP) foi retirado de um avião, em Brasília, por dois agentes da Polícia Federal para ser submetido a uma máquina de raio-x. No Congresso, Maluf evitou fazer alarde sobre seu novo caso de polícia com parlamentares na frente de jornalistas. Mas, na quarta-feira, o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) foi tão efusivo ao manifestar solidariedade a Maluf que chamou atenção de diversos assessores e parlamentares. Maluf desconversou e evitou tocar no assunto com o Poder Online. Já Escórcio fez questão de manifestar sua indignação e disse que vai propor uma regra que permita aos deputados apresentarem suas carteiras de parlamentar para serem dispensados do constrangimento de serem revistados antes de entrarem em aviões.
Assista ao vídeo:
PCdoB pode desfazer o bloco com o PSB
Presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo vai se encontrar com o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, na próxima semana. Pretende rediscutir o bloco formado pelos dois partidos na Câmara. O PCdoB avalia que Campos anda mais interessado numa aliança nacional do o PSD. E os comunistas não gostam muito da ideia de se aliarem nacionalmente ao partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. (Poder Online, iG)
Tax free: isenção fiscal para os “gringos”
O governo estuda conceder isenção fiscal às compras feitas no país por turistas estrangeiros. O benefício seria dado equiparando essas aquisições às exportações. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, acredita que a medida ajudará a reduzir o deficit na balança comercial de seu setor, que alcança US$ 14 bilhões anuais. O caso está em debate na área econômica do governo. (Felipe Patury, Época)
Publicado em Sem categoria | 2 comentários

Secretário de Roseana sem osso

Do blog do JM Cunha Santos
Saiu de uma brincadeira entre repórteres na Assembléia Legislativa, a falsa informação, apregoada aos quatro cantos do Estado, de que uma nova crise no governo estava deixando o secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, na iminência de perder o cargo. Alguém logo aproveitou para, mais uma vez, “derrubar”, na imprensa, o secretário candidato de Roseana Sarney ao governo do Estado em 2014. E ele, de tanto “cair”, vai acabar ficando sem osso.
Inventaram que o secretário não havia cumprido suas funções a contento quando ele estava no município de Presidente Dutra, longe de Brasília, e quem assessorava Roseana nas questões do Pacto Federativo era o senhor Alexandre Trinchão.
Que 2014 está gestando crises internas no governo, todos sabem; Sabem mais: que as dificuldades administrativas da governadora tem muito a ver com a briga de foice no escuro que travam grupos diversos, ora pela Presidência da Assembléia, ora pela ocupação pro-tempore do Palácio dos Leões e, principalmente, por uma nova indicação, um esquecer, um retroagir, um remanejar nas intenções político-eleitorais do governo.
Há quem associe essas constantes “quedas” de Luis Fernando da chefia da Casa Civil às passagens meteóricas do deputado-detetive Chiquinho Escórcio por São Luís. Mas é maldade. Chiquinho hoje só está preocupado com a BR 135 e com o aeroporto de São Luís. E se trata de um parlamentar elétrico, energético, com trânsito até nos mais “chocantes” gabinetes de Brasília. Daí que sua preferência pelo ministro Edison Lobão será perfeitamente compreensível até que Sarney diga não. Aliás, dizem as más línguas que basta Lobão anunciar que vem ao Estado para que surjam comentários e se plantem na mídia notícias de rompimento entre Luís Fernando Silva e Roseana Sarney. À governadora só resta repetir o bordão de Fernando Henrique Cardoso: “assim não pode, assim não dá.
Publicado em Sem categoria | 3 comentários

Charlie Sheen vem a São Luís para apresentar festival de Rock

Ator apresentará supergrupo que tem Gene Simmons e Duff McKagan. Metal Open Air acontece em 20, 21 e 22 de abril no Maranhão.
Do G1, em São Paulo
O ator americano Charlie Sheen vai ser o “mestre de cerimônias” do Metal Open Air, festival que acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril em São Luís (MA), informou nesta sexta-feira (2) a assessoria de imprensa do evento. A nota anuncia ainda o supergrupo Rock N Roll All Stars passa a integrar o lineup do festival, que já tinha confirmado nomes como Megadeth e Venom.
O ator americano Charlie Sheen, que ao Brasil para festival de rock no Maranhão
“Para apresentar uma constelação como essa, é impossível pensar em outro nome senão o do maior rockstar de Hollywood: o ator norte-americano Charlie Sheen”, diz a nota, que completa falando que ele “virá a São Luís especialmente para o festival”.
A constelação em questão é formada por Gene Simmons (KISS), Joe Elliott (Def Leppard), Matt Sorum (Guns N’ Roses), Duff McKagan (Guns N’ Roses), Gilby Clarke (Guns N’ Roses), Glenn Hughes (Deep Purple), Ed Roland (Collective Soul), Sebastian Bach (ex-Skid Row), Steve Stevens (Billy Idol), Mike Inez (Alice in Chains) e Billy Duffy (The Cult). Eles serão os responsáveis por fechar os shows de sábado (21). Os outros headliners são Megadeth (dia 20) e Venom (dia 21). Entre outros nomes confirmados estão: Anthrax, Blind Guardian e Big Four.
Com o Rock N Roll All Star, está fechado o line-up internacional do Metal Open Air, segundo a assessoria. Antes, já haviam sido acertados os shows de Big Four, Megadeth, Anthrax Venom, Blind Guardian, Grave Digger, Saxon, Dio Disciples, Symphony X, U.D.O., Obituary, Exodus, Orphaned Land, Exciter, Destruction, OTEP, Legion of the Damned, Fear Factory e Anvil.
Os grupos brasileiros que vão estar em São Luís são Matanza, Motorocker, Andre Matos, Almah, Stress, Shadowside, Korzus, Ácido, Ânsia de Vômito, Megahertz, Ratos de Porão, Dark Avenger, Torture Squad, Shaman, Drowned, Unearthly, Attomica, Hangar, Terra Prima, Semblant, Obskure, Headhunter D.C. e Expose Your Hate.
Os ingressos já estão à venda no site oficial do evento, com vários tipos de pacotes, que incluem acampamento, por dia, camarote… Um dia de pista, por exemplo, custa R$ 250.
Vale lembrar que Charlie Sheen foi demitido de “Two and a half men” em 2011. No momento, ele se prepara para estrear sua nova série, “Anger Management”.
Publicado em Sem categoria | 1 comentário

Edivaldo Holanda Júnior quer isenção de impostos para fibra ótica

Ampliar a inclusão digital pelo país e socializar o conhecimento produzido em rede. A proposta é do deputado federal Edivaldo Holanda Júnior, líder do PTC na Câmara dos Deputados, que apresentou à Casa projetos de lei isentando as fibras óticas de impostos e das alíquotas de contribuição.
Com a aprovação da nova lei, haveria um ambiente propício para tornar mais rápido e eficaz o projeto prioritário do Governo Federal de investimento nos acessos banda larga à internet até 2014, intenção do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). A meta do governo é que 40 milhões de domicílios tenham acesso à internet. “A partir da redução dos custos da infraestrutura para que haja fomento e interesse maior na produção da fibra ótica, estaremos incentivando todo o processo em rede e colaborando conjuntamente com o acesso mais uniforme e democrático à informação”, disse Edivaldo Holanda Júnior.
“O percentual de banda larga no Brasil é inferior ao de países como Argentina, Chile e México, e essa carência pode inibir nosso progresso econômico. O que temos que entender é que quanto mais métodos de inclusão e de desenvolvimento social e intelectual tivermos, mais teremos um crescimento saudável e homogêneo”, finalizou o parlamentar. As perdas às quais o deputado se refere estão nos campos do emprego e renda e da própria utilização da rede para comercialização de produtos.
Os últimos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, dão conta que mais de mais de 65% dos brasileiros com idade superior a dez anos não têm contato com a internet, dentre os quais 60% não sabe ou não tem como usá-la.
O texto do PL prevê que a isenção da cobrança de impostos tenha duração de cinco anos e que os recursos sejam provisionados pelo excesso de arrecadação e por dotações do Orçamento-Geral da União.

0 comentário " "

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários