Cezar Peluso se aposenta como ministro do STF


Decreto foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta (31).
Magistrado votou apenas na primeira parte do julgamento mensalão.

A aposentadoria do ministro Antonio Cezar Peluso foi publicada nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial da União. Os magistrados são obrigados a se aposentar no Supremo Tribunal Federal ao completar 70 anos.
 Essa regra foi criticada por ele em entrevista exclusiva a Renata Lo Prete, da Globo News, nesta quinta (veja vídeo ao lado). "Aposentadoria compulsória é coisa de um país pouco inteligente. Como é que o Estado aposenta compulsoriamente um servidor, depois de 20, 30 ou 40 anos em que ele adquire uma experiência, para pagar proventos, e traz para o lugar dele um outro funcionário, que ainda vai aprender aquela função, e terá que pagar também. Irá pagar duplamente", afirmou.
O magistrado relevou também que chegou a pensar que não tivesse a oportunidade para dar seu voto no julgamento do mensalão. Mas não cogitou em antecipar seu voto.
"Votar antes do relator e do revisor, que a gente considera que são os juízes que examinaram mais exaustivamente o processo, poderia gerar um debate que seria de certo modo desairoso para o tribunal. Acho que a gente tem que preservar o tribunal de situações em que o prestígio da casa possa ficar abalado".

0 comentário "Cezar Peluso se aposenta como ministro do STF"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários