Próximo prefeito de São Luís vai ter o desafio de dar fluidez ao
caótico trânsito da cidade, que já possui mais de 300 mil veículos circulando
diariamente por ruas e avenidas.
Nos dois últimos
domingos, O Imparcial apresentou o diagnóstico da educação e da saúde em São
Luís, área prioritárias do próximo prefeito. Evidenciando as realizações do
atual prefeito João Castelo (PSDB), as dificuldades encontradas e deixadas, e
as promessas feitas durante a campanha pelo gestor eleito, Edivaldo Holanda
Júnior (PTC). O jornal resolveu dar prosseguimento a série. Tratando,
em cada domingo, sobre diferentes áreas da administração pública da capital
maranhense. Hoje o assunto abordado é mobilidade urbana.
Garantir mobilidade urbana aos ludovicenses é a função da Secretaria Municipal
de Trânsito e Transporte (SMTT). È responsabilidade da pasta oferecer o direito
de ir e vir ao cidadão, um transporte público de qualidade e confortável e a fluidez no trânsito.
O atual secretário da SMTT, Canindé Barros diz que não ser essa uma tarefa
fácil. “São Luís recebe 2.500 veículos por mês, é muito carro para poucas
avenidas. E o sistema do transporte público não é equilibrado, tem vários
desfalques”, explicou.
Canidé já tinha sido secretário da mesma pasta no governo de Tadeu Palácio
(PP), e assumiu novamente no último 17 de outubro, dias antes do segundo turno
das eleições municipais (que aconteceu em 1º de novembro). Ele substituiu
Clodomir Paz (PDT), que foi afastado em meio a conturbações. O prefeito João
Castelo, na altura candidato a reeleição, efetuou a troca alegando que Clodomir
entraria na coordenação de sua campanha. O ex-secretário negou e demonstrou-se
chateado com a mudança intempestiva. A SMTT, nos dois primeiros anos da administração de Castelo, foi gerida pelo engenheiro
Ribamar Oliveira Filho.
Mesmo ficando a frente da SMTT por apenas dois meses, Canindé diz querer deixar
soluções encaminhadas para os problemas de mobilidade urbana da cidade. “Sou
secretário até o final do mês de dezembro, e meu dever é deixar tudo
organizado. Vai ficar tudo encaminhado da forma que eu faria se continuasse na
secretaria. Se o próximo secretário vai fazer o que eu estou deixando, é
problema dele”, declarou.
Transporte
Os números do transporte público de São Luís revelam a atenção que irá demandar
ao próximo secretário. São 550 mil usuários por dia, para 1.185 ônibus, 185
linhas diferentes e cinco Terminais de Integração.
Ao assumir a SMTT, Canindé Barros conta que uma das primeiras iniciativas foi
verificar as condições da frota de ônibus. São cerca de 300 veículos novos –
que tem até três anos de circulação –, a média de idade é de sete a oito,
quando deveria ser de cinco anos de circulação. Alguns ônibus chegam a ter 15
anos. “Como podemos ter a qualidade, quando se tem um desfalque no sistema?”,
questionou o secretário
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