Novo prefeito tem o desafio de dar fluidez ao trânsito de São Luís




Próximo prefeito de São Luís vai ter o desafio de dar fluidez ao caótico trânsito da cidade, que já possui mais de 300 mil veículos circulando diariamente por ruas e avenidas.



















Nos dois últimos domingos, O Imparcial apresentou o diagnóstico da educação e da saúde em São Luís, área prioritárias do próximo prefeito. Evidenciando as realizações do atual prefeito João Castelo (PSDB), as dificuldades encontradas e deixadas, e as promessas feitas durante a campanha pelo gestor eleito, Edivaldo Holanda Júnior (PTC). O jornal resolveu dar prosseguimento a série. Tratando, em cada domingo, sobre diferentes áreas da administração pública da capital maranhense. Hoje o assunto abordado é mobilidade urbana. 

Garantir mobilidade urbana aos ludovicenses é a função da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). È responsabilidade da pasta oferecer o direito de ir e vir ao cidadão, um transporte público de qualidade e confortável e a fluidez no trânsito. O atual secretário da SMTT, Canindé Barros diz que não ser essa uma tarefa fácil. “São Luís recebe 2.500 veículos por mês, é muito carro para poucas avenidas. E o sistema do transporte público não é equilibrado, tem vários desfalques”, explicou. 

Canidé já tinha sido secretário da mesma pasta no governo de Tadeu Palácio (PP), e assumiu novamente no último 17 de outubro, dias antes do segundo turno das eleições municipais (que aconteceu em 1º de novembro). Ele substituiu Clodomir Paz (PDT), que foi afastado em meio a conturbações. O prefeito João Castelo, na altura candidato a reeleição, efetuou a troca alegando que Clodomir entraria na coordenação de sua campanha. O ex-secretário negou e demonstrou-se chateado com a mudança intempestiva. A SMTT, nos dois primeiros anos da administração de Castelo, foi gerida pelo engenheiro Ribamar Oliveira Filho. 

Mesmo ficando a frente da SMTT por apenas dois meses, Canindé diz querer deixar soluções encaminhadas para os problemas de mobilidade urbana da cidade. “Sou secretário até o final do mês de dezembro, e meu dever é deixar tudo organizado. Vai ficar tudo encaminhado da forma que eu faria se continuasse na secretaria. Se o próximo secretário vai fazer o que eu estou deixando, é problema dele”, declarou. 

Transporte 
Os números do transporte público de São Luís revelam a atenção que irá demandar ao próximo secretário. São 550 mil usuários por dia, para 1.185 ônibus, 185 linhas diferentes e cinco Terminais de Integração. 

Ao assumir a SMTT, Canindé Barros conta que uma das primeiras iniciativas foi verificar as condições da frota de ônibus. São cerca de 300 veículos novos – que tem até três anos de circulação –, a média de idade é de sete a oito, quando deveria ser de cinco anos de circulação. Alguns ônibus chegam a ter 15 anos. “Como podemos ter a qualidade, quando se tem um desfalque no sistema?”, questionou o secretário

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