1- CONCEITO
Conceito de Psicologia da Educação:
São vários os termos de psicologia da educação:
A-
Psicopedagogia
B-
Psicologia escolar
C-
Psicologia da criança etc
CONCEITO
GERAL:
A psicologia é a ciência que estuda os processos
mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se
das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo do comportamento e a experiência do homem observado e descrito pelos filósofos
gregos eram vistos como resultado das manifestações da alma.
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Os filósofos, educadores, políticos e psicólogos
sempre se interessaram pela educação,
suas condições e seus problemas, de maneira que com o desenvolvimento da
Psicologia como Ciência e como área de atuação profissional.
FORMAÇÃO
DA PALAVRA PSICOLOGIA: ( duas palavras gregas)
1-PSIQUE que significa alma
2-LOGOS que significa estudo, Ciência.
Então psicologia significa estudo da
alma
UM
POUCO DE SUA HISTÓRIA
A
história da psicologia se confunde com a
história da filosofia do século XIX quando Sócrates , Platão e Aristóteles
iniciaram, ou deram o pontapé inicial na
investigação da alma humana.
Para Sócrates (469/ 399 a C.) a principal característica do ser
humano era a razão – aspecto que permitiria ao homem deixar de ser um animal
irracional.
Para Platão (427/ 347 a C.), discípulo de
Sócrates, o lugar da razão no corpo humano era a cabeça, representando
fisicamente a psique, e a medula tinha como função a ligação entre mente e
corpo.
Para Aristóteles
( 387/322 a.C) discípulo de Platão, entendia o corpo e mente como forma
integrada, percebia a psique como o
principio ativo da alma humana
PSICOLOGIA NA ERA CRISTÂ:
Na era cristã
o conhecimento produzido pelos grandes pensadores era mantido em segredo (
escondido ) pela igreja.
Em 1649, René Descartes filosofa
francês, publica “paixão da alma”, reafirmando a separação entre corpo e mente.
René Descartes (1596-1659) estabelece a
separação do homem entre a mente e o corpo, afirmando que o corpo possui uma
substância material e uma substância pensante.
Essa separação possibilita o estudo do corpo humano morto que até então era
considerado sagrado por ser a sede da alma. Esse estudo contribui para a
anatomia, a fisiologia e a própria psicologia.
Fisiologista e matemático, ele é considerado o pai da filosofia moderna. Preocupado com
o problema do conhecimento, Descarte busca uma verdade indubitável.
Para isso, converte a dúvida em método e começa a duvidar de tudo. O ponto de
partida para sua busca foi a conclusão “Penso, Logo existo” (Cogito, ergo sum). Seu racionalismo prioriza o sujeito e não o
objeto.
Descartes defendia que a mente e o corpo eram duas
substâncias distintas. A mente era uma substância pensante e o corpo era uma
substância extensa. Os órgãos dos sentidos, que se localizam no corpo,
provocavam experiências sensoriais na mente e os as decisões da mente comandavam
o comportamento do corpo. Essas duas substâncias distintas interagiriam na glândula pineal que era considerada por Descartes como a sede da alma.
Ao postular a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, Descarte afirma
que o segundo sem o primeiro é apenas uma máquina. É esse dualismo
mente-corpo torna que possibilita o estudo do corpo humano morto.
A
pineal na filosofia e misticismo
Glândula pineal em destaque
A glândula pineal era
considerada o ponto da união substancial entre corpo e alma- um órgão com funções transcendentes.
Além de Descartes, um escritor inglês com o pseudônimo de Lobsang Rampa, entre outros, dedicaram-se ao
estudo deste órgão.
Com a forma de pinha (ou
de grão), é considerada por estas correntes religioso-filosóficas como um terceiro olho devido à sua semelhança estrutural com o órgão visual. Localizada no centro geográfico do cérebro, seria um órgão
atrofiado em mutação com relação em nossos ancestrais.
Os defensores destas
capacidades transcendentais deste órgão consideram-no como uma antena. A glândula pineal tem na sua constituição cristais
de apatita. Segundo esta teoria, estes cristais vibram conforme as ondas eletromagnéticas que captassem, o que explicaria a regulação do ciclo menstrual
conforme as fases da lua, ou a orientação de uma andorinha em suas migrações.
No ser humano, seria capaz de interagir com outras áreas do cérebro como o córtex cerebral, por exemplo, que seria
capaz de decodificar essas informações. Já nos outros animais, essa interação
seria menos desenvolvida. Esta teoria pretende explicar fenômenos paranormais
como a clarividência, a telepatia e a mediunidade
No final do século XIX, os acadêmicos resolveram
distanciar a psicologia da filosofia, dando inicio, portanto à Psicologia
Moderna.
Comportamento
Os
comportamentos observáveis passam a fazer parte da investigação científica em
laboratórios com o objetivo de controlar o comportamento humano.
É neste cenário de investigação que surgem três correntes teóricas:

É neste cenário de investigação que surgem três correntes teóricas:

Wiliam James
1-O FUNCIONALISMO
foi elaborado por William James (1842/1910)
que teve a consciência como sua grande preocupação, ou seja,
como funciona e como o homem a utiliza para se adaptar ao meio.
l. Edward Titchener
2- ESTRUTURALISMO
No ESTRUTURALISMO Edward Titchener(1867/1927) também se preocupava com a consciência, mas com seus aspectos estruturais, isto é, seus estados elementares como estruturas do Sistema Nervoso Central.
3-O ASSOCIACIONISMO
No ESTRUTURALISMO Edward Titchener(1867/1927) também se preocupava com a consciência, mas com seus aspectos estruturais, isto é, seus estados elementares como estruturas do Sistema Nervoso Central.
3-O ASSOCIACIONISMO
O associacionismo é um movimento psicológico que foi formado a partir da união entre os
iluministas franceses e os empiristas. Este movimento
foi considerado por muitos como a verdadeira
ruptura entre a psicologia e a filosofia. Os racionalistas
alemães afirmavam que a mente teria o poder de gerar ideias, independentemente da estimulação sensorial. Todo o
conhecimento se basearia na razão e a percepção seria meramente um processo
seletivo. O problema central para os racionalistas não era o que
estava na mente, mas o que a mente realizava.
Segundo Hume, o conhecimento humano está constituído exclusivamente por impressões
e ideias. Para ele, as ideias associam-se principalmente quando existe entre
elas uma proximidade espacial e quando são semelhantes e ainda sempre que se
possa estabelecer uma relação de causa-efeito entre os acontecimentos que elas
representam.
COMPORTANENTO E SEUS
ASPECTOS:
-COGNITIVO:
Um tipo de produto que resulta da
aprendizagem, consiste de em novas informações e novos conhecimentos,
Processo cognitivo = processo de conhecimento/cognição
poder cognitivo = poder do conhecimento/cognição;
desenvolvimento cognitivo = desenvolvimento da cognição/conhecimento;
etc.
poder cognitivo = poder do conhecimento/cognição;
desenvolvimento cognitivo = desenvolvimento da cognição/conhecimento;
etc.
Cognitivo=processo de conhecimento
Muito da aprendizagem
consiste em conceitos e princípios.
CONCEITO: É o conhecimento que se tem de uma classe de objetos ou fenômenos
que possue uma característica comum.
Ex: girafa e uma formiga tem características comuns que permitam
incluí-las numa mesma classe: a de animais.
ASPECTO AFETIVO:
Tem influência sobre o
desenvolvimento intelectual. Ele pode acelerar ou diminuir o ritmo de Desenvolvimento.
Ele pode determinar sobre que conteúdos a atividade intelectual se concentrará.
Segundo Piaget, o desenvolvimento intelectual tem dois componentes:
1-cognitivo
2-Afetivo-afeto inclui sentimentos,
valores, interesses, desejos e tendências
MOTOR: Estabelece uma base para identificação do movimento corporal
humano.
Este domínio também é
denominado psicomotor, dada a relação racional/mental com a maioria das
habilidades m
Este domínio também é
denominado Psicomotor, dada a relação racional/mental com a maioria das
habilidades motoras.
· Somente o
desenvolvimento perceptivo-motor correto garantirá a criança uma
Concepção mais ajustada
sobre o mundo externo que a rodeia.
APRENDIZAGEM
Aprendizagem inicia-se com a
capacidade de identificação de objetos, símbolos e sons e prossegue,
imediatamente, com o desenvolvimento da linguagem.
A aprendizagem de um
conceito começa através do apoio concreto.
Ex: Para saber o que é
girafa, nada melhor do que ver uma.
Pensamos em uma criança
que tem um gatinho em casa, está acostumada a vê-lo, brincar com ele, já
aprendeu que se trata de um gato.
Se for o único gato que a
criança conheça, então o conceito ainda está longe de ser formado, o gato que
ela conhece é o que ela tem em casa, e não uma classe de animais com idênticas características.
É importante conhecer
vários gatos para poder compará-los, destacando suas características comuns e
as características que variam de um para
outro.
Exemplo da característica:
Ter quatro patas.
Produtos da Aprendizagem ( afetivos)
1-cognitiva: A aprendizagem cognitiva é resultante do armazenamento organizado das informações na mente do ser humano e é conhecido como estrutura cognitiva.
2 afetiva É a capacidade da pessoa de se deixar afetar pelas situações da
vida. A
afetiva resulta de sinais internos ao sujeito e pode ser identificada com
experiências tais como prazer e dor, satisfação e descontentamento, alegria ou ansiedade.
Algumas experiências afetivas sempre acompanham as experiências cognitivas.
3--A psicomotora envolve respostas musculares adquiridas através de treino e prática, mas
alguma aprendizagem cognitiva é geralmente importante na aquisição de
habilidades psicomotoras. Portanto, produtos cognitivos; formação de conceitos
e princípios. Produtos afetivos; a formação de atitudes e valores. Produtos
motores; a aquisição de hábitos e habilidades.
0 comentário " FA CULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA DO MARANHÃO professor Correia - Aula de psicologia "
Postar um comentário
Deixe seu comentário