Parlamentar é eleito para dá emprego e casa para o povo, diz vereador…


Essa afirmação foi dita em alto e bom som para todos que estavam presentes na sessão da Câmara Municipal de Codó, na segunda-feira (25). Quem encontrou esse novo conceito de função de um vereador foi Domingos Reis (PT). Ao gritar que vai processare o blog e tentar explicar sua adesão ao governo do prefeito Zito Rolim (PV), o vereador revelou que os edis, pelo menos, os de Codó, tem nova função enquanto parlamentar: dá emprego e casa para os eleitores. Domingos Reis disse que está fazendo isso, agora que está junto de Zito. Vai dá 400 casas para os moradores do KM-17 e prente aumentar esse número, que deve ultrapassar as mil moradias até o fim do ano.
Como o conceito de vereador que temos conhecimento e até então não haviamos sido informados da mudança, corremos atrás de saber sobre a nova função, mas nada de novo foi encontrado, entretanto, permanece o coneito descrito abaixo:


AS FUNÇÕES DO VEREADOR 
O vereador, de maneira geral, é o representante do povo. A palavra vereador vem do verbo verear, que significa a pessoa que vereia, ou seja, aquele que tinha incumbência de zelar pelo bem-estar e sossego dos mun­cipios. Claro que, atualmente, a palavra não possui tal sentido, mas não deixa de ser correto que, em última análise, o que desejam os mun­cipíos, através dos seus representantes, é exatamente o zelo da coisa pública

 A função legislativa:
 consiste na elaboração e produção de normas legais, ou leis, que assegurem a ordem e o desenvolvimento da coletividade através de matérias constitucionalmente reservadas ao município, ou seja, observando o princípio da legalidade a que é submetida à Administração Pública.
 
A função fiscalizadora do vereador:
 não se restringe apenas em fiscalizar as matérias de ordem orçamentárias e financeiras. Os vereadores, a qualquer momento, podem solicitar informações do executivo sobre assuntos referentes à Administração, bem como criar Comissões Especiais e Comissões Parlamentares de Inquérito, requerer cópias de documentos, convocar secretários e servidores públicos para prestar informações no Plenário da Câmara e ainda apreciar as contas municipais, entre outras providências.

A função julgadora do vereador
 consiste em julgar as infrações político-administrativas do prefeito, vice-prefeito, do próprio vereador e também as contas do prefeito, após parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado. A Câmara também exerce a função Administrativa, que se baseia na organização de seus serviços internos e na nomeação de cargos de seu quadro pessoal. Essa administração é exercida pela Mesa Diretora e principalmente pelo seu Presidente, que superintende os serviços, objetivando seu funcionamento harmonioso e sistemático.
 
Tentamos, mas não encontramos a parte que diz que vereador tem por obrigação dá emprego e casa para eleitor. Se bem que não seria má ideia, pelo menos seria uma retribuição justa por colocá-los lá e pouco receber em troca com ações do parlamento
 



fonte:correiocodoense

0 comentário "Parlamentar é eleito para dá emprego e casa para o povo, diz vereador…"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários