O QUE A PÁSCOA TEM A VER COM CHOCOLATE?


Os ovos de chocolate foram uma criação francesa para substituir os ovos de galinha cozidos e decorados.
A Páscoa de antigamente era muito diferente do que acontece agora. O que mais marcava a data eram a simbologia religiosa e por isso os mais velhos lembram que   a páscoa de antigamente representava o encontro das famílias para celebrar a ressurreição de Cristo, tida como a notícia mais importante para os tradicionais, hoje pela força do estimulo ao consumo, dessacralizou-se seu verdadeiro significado.
         Pensam os jovens de hoje que páscoa está associada a chocolate, mesa farta e com produtos  bem mais caro que nos dias normais. De um lado a mesa farta, do outro, a pobreza, a miséria dos empobrecidos, dos catadores do lixo que sobra da mesa dos ricos. Somente as pessoas mais humildes conseguem nesse período de festa focar a importância da páscoa e seu verdadeiro significado, são esses que ainda conservam  a tradição, a cultura, elas são  do tempo em que ninguém ouvia falar em ovos de chocolate e de bacalhau.
         “De acordo com as famílias tradicionais  até chegar o grande dia da Páscoa, havia um longo período de preparativos durante a Quaresma, que começava na Quarta-feira de Cinzas. contados a partir dos três dias de Carnaval, último período para comer carne vermelha. Para acabarem com os estoques do produto, as famílias vizinhas se convidavam e promoviam almoços e jantares coletivos.”
"Depois disso, ninguém mais comia carne vermelha durante a Quaresma. Muitos faziam o jejum todas as quartas-feiras, chamadas de trégua, e às sextas-feiras",  as pessoas aproveitavam para pescar os próprios peixes que a família co”ia"

A sexta feira santa havia ainda mais rigor nas regras. Ninguém trabalhava. Todos se concentravam nas orações. "Nem mesmo a casa podia ser varrida. Muitos nem colocavam lenha no fogão",
Em relação aos ovos de chocolate, são mais recentes e foram introduzidos nas comemorações de Páscoa há pouco mais de 30 anos.
Além de a restrição alimentar, não se podia nem mesmo ouvir rádio ou assistir televisão. Mas, o dia mais rigoroso era a Sexta-feira da Paixão. "Nesse dia, se comia feijão de corda, arroz com amendoim socado e bacalhau. Também não tinha sobremesa. Não se limpava a casa e todos tinham que ficar em silêncio total.”

Para encerrar as festividades, no grande almoço do Domingo de Páscoa era exigida a presença de todos os membros das famílias. Todos se reuniam à mesa para comer os pratos feitos com carne de porco, vaca e frango especialmente preparados para a ocasião.


423054 O que P%C3%A1scoa tem a ver com chocolate1 O que Páscoa tem a ver com chocolate?Os ovos representam fertilidade (Foto: Divulgação)

Por que ovos na Páscoa?

Todos sabem que a Páscoa (que nesse ano será celebrada no dia 31 de março) comemora o renascimento, a ressurreição de Jesus Cristo. Porém, o coelho foi associado a festa, já que é símbolo de fertilidade. Antigamente, e em alguns países, os ovos eram de galinha, cozidos e decorados para fazerem parte da celebração da Páscoa. No entanto, o mais comum são os ovos de chocolate.
423054 O que P%C3%A1scoa tem a ver com chocolate O que Páscoa tem a ver com chocolate?Os ovos de chocolate nasceram na França (Foto: Divulgação)
Mas o que a Páscoa tem a ver com o chocolate? O que os ovos de chocolate tem a ver, se o símbolo da Páscoa é o coelho e este animal fofo não bota ovo, muito menos de chocolate. Essas questões habitam o imaginário de muitos. Acontece que o ovo, assim como o coelho, simboliza a fertilidade. Porém, a tradição de se comer ovos de Páscoa de chocolate, nasceu no século XVIII, para substituir os ovos pintados, que na época, eram o presente de celebração da Páscoa.
O chocolate já era uma iguaria muito apreciada nesse período, mas os franceses tiveram a brilhante ideia de moldá-lo em formato oval, em vez das tradicionais barras. Com a nova apresentação dessa delícia, não foi difícil cair no gosto da população. Atualmente, no mês da Páscoa, as pessoas correm aos supermercados para garantir os seus ovos de chocolate. Quem mais gosta dessa tradição são as crianças, que saboreiam esse doce.
423054 O que P%C3%A1scoa tem a ver com chocolate3 O que Páscoa tem a ver com chocolate?O ovo de Páscoa de chocolate caiu no gosto da população 

Origem da Páscoa

A comemoração da Páscoa teria surgido durante o Pessah, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. A palavra Páscoa vem do nome em hebraico da festa judaica a qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir. A data é fixada no primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre em 21 de março ou logo depois deste dia. Para ser mais fácil de calcular é só nos basearmos na terça-feira de Carnaval que ocorre em exatos 47 dias antes da Páscoa. Logo, em 2013, a data será comemorada no dia 31 de março. Aproveite para reunir a família e celebrar o renascimento, renovando as forças para o restante do ano.

0 comentário "O QUE A PÁSCOA TEM A VER COM CHOCOLATE?"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários