Oito vereadores deixam Câmara para tentar vaga na Assembleia Legislativa

Presidente Isaías Pereirinha é um dos mais fortes candidatos na disputa de vagas de deputados. Ele lembra da tradição da Casa, eleger parlamentares (Honório Moreira/ O IMP/D.APRESS
)




















Encerrado o prazo para registro de candidaturas, no sábado (5), já é possível ter o canário geral dos personagens do pleito deste ano. Na Câmara de São Luís, oito vereadores estarão na disputa. Isaias Pereirinha (PSL), Rose Sales (PCdoB) e Bispo Paulo Luís (PRB) tentarão vaga no Congresso Nacional. Gutemberg (PSDB), Sergio Frota (PSDB), Nato (PRP), Fábio Câmara (PMDB) e Ivaldo Rodrigues (PDT) disputarão para deputado estadual.

Para que os candidatos dêem atenção às suas candidaturas, a Câmara manteve os dias de sessão, para segundas as quartas-feiras. Para que o vereador pode dedicar-se, os restantes dos dias apenas a eleição.
Para empenho exclusivo, o parlamentar pode pedir licença. Mas, por ser considerado motivo particular, o vereador perde o salário, muitos optam por permanecer na Câmara durante o período eleitoral. Apenas Nato (PRP) e Ivaldo estão licenciados até o momento.

Certo que conseguirá aliar as atividade de vereador e a campanha eleitoral, o presidente da Câmara, Pereirinha, está otimista com os resultados das urnas. “Jamais entraria num pleito sem estar otimista. Torço pelos colegas. A Câmara de São Luis é acostumada a eleger deputados estaduais e federais, tenho certeza que vão conquistar mais esse intento”, defende Pereirinha.

O peemedebista Fábio Câmara anunciou sua candidatura a deputado estadual poucos dias antes do prazo final de registro. Mesmo tendo sido acatada pelo PMDB, a candidatura pode não ter sido vista com bons olhos pelo secretário estadual de Saúde Ricardo Murad (PMDB), que apoiaria o vereador, mas resolveu lançar as candidaturas da filha, Andréa Murad (PMDB), e do genro, Sousa Neto (PTN).

“A nossa campanha foi construída ao longo do mandato (de vereador), o partido acolheu, me deu a legenda. O PMDB não apenas me abriga politicamente, o partido faz parte da minha vida, entrei como funcionário, serviços gerais, e o partido me convocou. Recebo essa missão”, declara o candidato à Assembleia, que, anuncia a dobradinha com Victor Mendes (PV), para deputado federal.

Médico por formação, Gutemberg diz que sua candidatura responde a solicitação de profissionais da área da saúde. “A analise é que são 30 anos de médico, professor universitário e terceiro mandato como vereador, então a gente entendeu que tem a experiência necessária para pedir para população do Maranhão para ser representante na Assembléia”, aponta o vereador. Além dele, o PSDB lança o empresário Sergio Frota.

Ainda é cedo para arriscar um palpite sobre quem estará à frente nas pesquisas, mas nos bastidores políticos considera-se Bispo Paulo Luís com grandes chances, já que pode aglutinar o setor protestante da população. Assim, como Pereirinha, que como presidente da Câmara, recebe apoio de vários parlamentares, como o vereador Chaguinhas (PRB).

Vale destacar que vários parlamentares acabaram desistindo da disputa, por conta de várias circunstâncias, entre eles: Honorato Fernandes (PT), Ricardo Diniz (PHS), Beto Castro (PROS), Professor Lisboa (PCdoB), Josué Pinheiro (PSDC) e Manoel Rêgo (PTdoB).








0 comentário "Oito vereadores deixam Câmara para tentar vaga na Assembleia Legislativa"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários