Dando
continuidade ao ciclo de formação continuada para professores da rede estadual
de ensino e a membros da Associação de Professores de Espanhol do Maranhão,
nesta sexta-feira (18), cerca de 70 docentes realizaram atividades de campo
envolvendo a prática da língua espanhola.
Durante
toda a manhã, os professores visitaram um supermercado da capital, buscando
mapear produtos alimentícios e eletrônicos consumidos cotidianamente, que são
produzidos em países que tem a língua espanhola como principal idioma.
Segundo
a coordenadora da ação, Maria José Ordóñez, a metodologia tem como objetivo
aproximar os profissionais do cotidiano da língua espanhola, fornecendo
mecanismo de atração dos alunos ao aprendizado da língua espanhola.
"Levando à sala de aula elementos do cotidiano do aluno, este passa a
enxergar a língua espanhola como parte de sua vida, gerando maior interesse no
aprendizado", explicou.
Ordóñez
destacou ainda a importância da realização de atividade de imersão como
exercício de atualização e prática aos professores. "É importante
possibilitar atualizações e contato direto aos professores de língua
estrangeira para que não se perca a familiaridade com a língua, garantindo a
manutenção da qualidade das aulas".
Entre
os professores da rede estadual, a empolgação marcava a realização da
atividade. Uma das participantes, a professora da rede estadual no município de
Zé Doca, Héricado Carmo, define a capacitação como fundamental à manutenção da
qualidade da prática docente. "A formação proporcionada nesse momento pela
Seduc é determinante à continuidade de nosso trabalho. Voltaremos à sala de
aula com novas ferramentas e metodologias que melhorarão o aprendizado dos
nossos alunos".
Ao
final da capacitação os professores participantes irão receber o certificado de
participação que será emitido pela Embaixada da Espanha.
Formação
continuada
Realizada
desde 2010 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a
Embaixada da Espanha no Brasil e a Associação de Professores de Espanhol do
Maranhão (APEEMA), a formação continuada tem como proposta valorizar o uso da
língua em diferentes situações e contextos sociais, por meio de um conjunto
amplo, que envolve não só o conhecimento do código linguístico, mas, sobretudo,
possibilita o acesso a outra cultura e outra história.
De
acordo com a supervisora de Currículo da Seduc, Conceição de Maria Lisboa
Andrade, "a formação proporciona aos professores de Língua espanhola do
estado, um maior aprofundamento em relação aos conceitos da didática de ensino
da disciplina, bem como novas práticas pedagógicas que contribuem para melhoria
do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, tornando o estudo da Língua
Espanhola mais estimulante".

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