Com a finalidade de avaliar as ações dos Programas de
correção de fluxo desenvolvidos em 75 municípios maranhenses no primeiro
semestre de 2014, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Instituto Ayrton
Senna realizaram, nesta sexta-feira (1o), no Centro Pedagógico Paulo Freire, na
Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus do Bacanga, São Luís, o I
Encontro de Coordenadores dos Programas de Correção de Fluxo (Se Liga e Acelera
Brasil)
O programa de correção de fluxo visa atender alunos
repetentes e não alfabetizados na faixa etária de 9 a 14 anos, matriculados nos
anos iniciais do ensino fundamental. A ação teve inicio no Maranhão em 2012,
com a parceria entre a Seduc e o Instituto Ayrton Senna.
Ao participar do evento representado o Secretário de Estado
da Educação, Danilo Furtado, a Secretária Adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete
Pereira, destacou a importância do programa e ressaltou o número de alunos já
beneficiados. "É um programa de grande importância para o avanço da
educação de nosso Estado. Ao longo de três anos de parceria um total de 35 mil
alunos maranhenses das redes pública, estadual e municipal, já foram
beneficiados nas turmas dos programas de correção de fluxo. Sem falar também os
2.550 profissionais capacitados para trabalhar o programa em seus
municípios", observou.
Segundo Ana Karolina Salomão, coordenadora estadual do
Programa, o aluno é o principal foco do trabalho. "Os alunos são os
principais atores desse processo, merecem todo nosso cuidado, atenção e
compromisso. A avaliação é extremamente necessária porque é no processo
avaliativo que se reflete onde avançamos e onde precisamos melhorar para
obtermos o sucesso no ensino ministrado em sala de aula", disse.
Criado em 1999, o programa é emergencial e ajuda a corrigir o
fluxo escolar do Ensino Fundamental porque combate o analfabetismo nas
primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar. Em um
ano, alfabetiza crianças que repetem, porque não sabem ler nem escrever, para
que possam frequentar o Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular.
"O momento é de avaliação do processo e reflexão dos
resultados. Por meio da formação podemos identificar os desafios e traçar as
estratégias para possíveis intervenções que visam à melhoria da qualidade do
ensino", ressaltou a Gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Rita
Paulon.
Ao participar do programa os alunos que repetem um ou mais
anos são avaliados para checar seu nível de leitura e escrita. Caso não
alcancem o desempenho desejado, entram no Se Liga. Em salas de, no máximo, 25
alunos, um professor da rede de ensino, devidamente capacitado, aplica a
metodologia do Programa que, além da ênfase dada à leitura, oferece às crianças
materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado.
Além de palestra o encontro foi marcado por apresentação de
vídeos e oficinas de trabalho. Segundo
Cilene Ferreira, agente técnica do Instituto, a meta é alcançar a alfabetização
dos alunos.
"A meta é ajustar o que for necessário no programa e
chegar ao final do ano com a alfabetização do aluno e o seu avanço no ano
seguinte", observou.
Para Aricilda Sônia coordenadora do programa de correção de
fluxo no município de Pedreiras, o mais gratificante é o progresso dos alunos.
"É um programa muito gratificante porque podemos ver o progresso dos
alunos. Trabalhamos para levantar a autoestima de cada estudante, que muitas
vezes é desacreditado pela própria família", disse.
0 comentário "Seduc realiza Encontro de Coordenadores dos Programas de Correção de Fluxo"
Postar um comentário
Deixe seu comentário