.
Com o tema “Redescobrindo Paço do Lumiar - Um passeio pela nossa história”, 45
escolas da rede municipal e um total de 2070 estudantes desfilaram, na tarde de
ontem, 5, marcando o Dia da Raça. Com saída da Avenida 12, do conjunto Maiobão,
em direção ao palanque oficial, na Rua 143, mais conhecida como “Rua da
Cultura”, os estudantes mostraram com muita criatividade e disposição, os
aspectos históricos, sociais, culturais, geográficos e econômicos do município.
Na
avenida, os alunos representaram por meio de faixas, adereços, coreografias e
indumentárias, momentos da fundação da cidade, as festas tradicionais como, o
Fest Flora do Vassoural, o bumba-meu-boi, o Divino Espírito Santo, a festa do
coco d’água e o tambor de crioula. O potencial agrícola e pesqueiro da região,
o esporte, a música e a diversidade religiosa também foram destacados durante o
percurso do desfile estudantil.
Este
é o primeiro desfile da administração do prefeito Josemar Sobreiro Oliveira.
Para ele a parada cívica além de ser um momento de promoção da cidadania,
fortalece ainda mais as políticas de educação. “É muito importante para as
crianças e adolescentes vivenciarem momentos como este. Estamos resgatando o
desfile cívico de Paço do Lumiar”, enfatizou.
Para
a secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, idealizadora do desfile,
este é um momento do despertar da consciência: “Precisamos desse sentimento de
pertencimento. Essa terra tem riqueza, cultura, e a população precisa saber
disso, porque cidadania se constrói com a consciência”, disse.
A
gestora da UEB O Bom Aluno, Kerliane Rodrigues, reafirma a importância do
resgate: “É a valorização da nossa cultura, do nosso município, a busca de uma
educação moral e cívica que estamos perdendo”.
Público
- A mensagem chegou ao público que assistiu ao desfile. “Está nos ensinando a ter
respeito e valorização aos recursos da nossa terra e às pessoas”, pontuou Luana
Cantanhede, que definiu o evento como uma grande aula a céu aberto.
A
filha de Luana, Mayra Luiza, que desfilou representando as flores tropicais
cultivadas na comunidade do Vassoural, descreveu radiante: “Foi a primeira vez
que desfilei e foi muito bom mostrar as belezas da nossa comunidade”.
Joelma
Costa, da Vila do Povo, que veio especialmente ver os sobrinhos desfilarem,
gostou do que viu: “Foi tudo muito bonito, organizado. A volta do desfile
trouxe muitas escolas e todas fazendo um espetáculo”, disse.
De
acordo com a comissão organizadora do desfile, aproximadamente 5 mil pessoas
assistiram à parada cívica do município.
As
bandas marciais convidadas para o desfile foram um show à parte. Puxaram os
pelotões, as corporações: “07 de Setembro” e “Ribeiro do Amaral”, de São José
de Ribamar, a Banda Municipal de Bacabeira e “Amadeus Mozart”, de São Luís. A
Corporação Musical “La Roque”, de Paço do Lumiar, encerrou o desfile com a
música Bad Romance, de Lady Gaga, arrancando aplausos entusiasmados do público
presente.
Para
a secretária de Educação do Município, Ana Paula Pires, que acompanhou o
desfile das escolas bem de perto, da pista, foi um momento emocionante. “Foi
muito gratificante o resultado de uma preparação que durou 3 meses com o
desenvolvimento da temática do desfile nas salas de aula. O esforço dos
gestores de escolas, coordenadores, professores e parceiros também influenciou
bastante no retorno e sucesso do desfile estudantil do nosso município”,
finalizou.
O
desfile foi uma promoção da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio das
secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Infraestrutura, Saúde, Coordenação de
Transportes e Coordenação de Comunicação.
0 comentário "Desfile de Paço do Lumiar resgata valores culturais do município"
Postar um comentário
Deixe seu comentário