Após audiência com o representante dos moradores de
Iguaíba e Pindoba, na manhã de hoje, a gestão municipal designou uma força
tarefa para o recolhimento de todo o lixo acumulado nas ruas do Município
durante os dias de paralisação.
A secretária de Infraestrutura, Urbanismo,
Transporte e Trânsito, Andreia Feitosa, reforçou que a gestão sempre manteve um
diálogo com os moradores da Pindoba e Iguaíba, região onde está localizado o
lixão, no sentido de se chegar um consenso e regularizar o serviço o mais rápido
possível.
“O lixão está estabelecido há mais de 13 anos na
região, e é considerado um problema de saúde pública. Mas, em cumprimento à Lei
Nacional de Políticas de Resíduos Sólidos e objetivando sanar, também, os
impactos ambientais, estamos finalizando o Plano Municipal que prevê políticas
de seleção, coleta, reciclagem e instalação do aterro”, frisou Andreia Feitosa,
que afirmou ainda, a ciência e participação das comunidades no processo de
elaboração e discussão do plano.
Catadores - A
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) vem dando apoio aos
catadores de materiais recicláveis do município, por meio do programa Pro
Catadores, com a realização de reuniões, oficinas e capacitações, no
sentido de sensibilizá-los para a regularização e formalização da atividade
econômica que desenvolvem.
O Pro Catadores é desenvolvido pela Secretaria
de Estado do Trabalho e da Economia Solidária – Setres em parceria com a
Prefeitura, para auxiliar este momento de transição para a nova Política
Nacional dos Resíduos Sólidos, criada pela Lei Federal nº 12.305. A lei
determina o fechamento de todos os lixões e aterros sanitários do país.
O PMRS de Paço do Lumiar está a disposição para
consulta e questionamentos no sitio eletrônicowww.pacodolumiar.ma.gov.br.
0 comentário "Paço do Lumiar retoma serviço de coleta de lixo"
Postar um comentário
Deixe seu comentário