A neuropsicológica estuda as relações entre o
cérebro/comportamento, dedicando-se a investigar diversas áreas cognitivas do
individuo. Tem como objetivo a investigação do papel de sistemas cerebrais
individuais em formas complexas de atividades mentais.
Como é feita a avaliação neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica busca investigar quais as
funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas. Através
do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para avaliação
das funções cognitivas, o neuropsicólogo irá pesquisar o desempenho de
habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória,
aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades
motoras e executivas. A avaliação neuropsicologica tem por objetivo poder
coletar os dados clínicos para auxiliar na compreensão da extensão das perdas e
explorar os pontos intactos que cada patologia provoca no sistema nervoso
central de cada paciente. A partir desta avaliação neuropsicológica é possível
estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para
indivíduos e/ou grupos de pacientes com disfunções adquiridas, genéticas,
primariamente neurológicas ou secundariamente a outros distúrbios.
O que é neuropsicologia?
Conforme definição de Luria (1981), Neuropsicologia é a
ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano.
Em que consiste a Avaliação Neuropsicológica?
A Avaliação Neuropsicológica consiste em uma investigação
minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da
pessoa, com o intuito de se identificar algum comprometimento funcional
neurológico, bem como as áreas preservadas.
Utilizando-se uma bateria de testes e procedimentos
padronizados, analisa-se detalhadamente a relação entre o comportamento do
indivíduo e o funcionamento de seu cérebro, a fim de auxiliar no diagnóstico,
na compreensão da extensão das perdas funcionais, estabelecer tipos de
intervenção específica e adequada, e desenvolver um plano de reabilitação. Sua
atuação, portanto, é voltada para a avaliação e reabilitação de pessoas que
apresentem alguma alteração cognitiva e/ou comportamental, associada às
diversas patologias que afetam o sistema nervoso central. Aplica-se em
crianças, adultos e idosos.
As principais funções cognitivas são: inteligência, atenção,
memória, percepção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, velocidade de
processamento, flexibilidade mental, habilidades visuo-construtiva, habilidades
visuo-espacial, funções motoras e executivas.
Em crianças, identificam-se, com certa frequência, alterações
comportamentais e dificuldades na aprendizagem escolar, devido a vários
fatores, como problemas de atenção, concentração, compreensão, memória,
incapacidade para ler, para fazer cálculos etc. Também são comuns, em todas as
idades, traumas, epilepsia, depressão, demência, doença de Parkinson,
esquizofrenia, alteração de conduta, transtorno do desenvolvimento, déficit
cognitivo pós lesões cerebrais decorrentes de traumatismos, déficit cognitivo
pós Acidente Vascular Cerebral (AVC), déficit cognitivo pós tumores, déficit
cognitivo pós meningo-encefalites, déficit associado ao alcoolismo e/ou às
drogas, entre outras doenças neurodegenerativas. Nesses casos, é indicada a
Avaliação Neuropsicológica.
A importância da Avaliação Neuropsicológica reside no fato de
se procurar identificar precocemente a presença de algum distúrbio, bem como o
grau de sua evolução. Uma vez identificado algum prejuízo funcional, pode-se
contribuir para a inclusão social da pessoa, por exemplo, desenvolvendo-se
novas estratégias para lidar com as limitações apresentadas, minimizando-as.
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