SÃO LUIS- Para comemorar seus cem anos de
fundação, a Editora Saraiva ofereceu gratuitamente nesse sábado (30), no hotel
Luzeiros-Ponta do Farol-MA uma palestra com o tema MUITAS FORMAS DE
ENSINAR, VARIAS FORMAS DE APRENDER: ACOLHENDO AS DIFERENÇAS.
A
palestra foi ministrada pela professora Bacharel em Pedagogia e
Psicóloga Rosita Edler Carvalho que com muita habilidade iniciou sua fala
dizendo que o bom professor sempre busca mecanismos pedagógicos para
que o aluno delete sua memória mecânica, desenvolva seu próprio pensamento e
através de suas reflexões crie seus próprios conceitos na busca de novos
conhecimentos. Na ocasião a palestrante tratou ainda da diferença entre a
educação tradicionalista e a educação progressista, pontuando as relações entre
metodologias, métodos de ensino, estratégias de ensino e aprendizagem.
Nas
tendências tradicionais, o método de ensino adotado pelo educador (a) e,
predominantemente, a preleção, ou seja, a transmissão de informações sendo o
aprendiz um receptor passivo. Já a tendência Progressista, segundo a professora
Rosita Edler uma das metodologias propostas é a da PROBLEMATIZAÇÃO. Nesse
sistema desenvolve-se a cultura do pensamento em sala de aula, em vez da
retenção das informações, com baixa autonomia de pensamento
Entrevistada
por esse Blog, a professora Rosita informou que sua palestra teve como foco o
processo ensino aprendizagem, tendo como objetivo o resgate às praticas modernas
e pós modernas em substituição ao tradicionalismo. “ na atualidade nós
colocamos o aluno como protagonista do processo ensino aprendizagem , pois
entendemos que ele tem que participar ativamente , por isso a recomendação da
metodologia progressista da problematização da alfabetização
científica , tudo isso em um clima de alegria, de satisfação, para que tanto o
professor como o aluno tenham desejo de estar juntos, um para trocara experiências,
transmitir informações, e o outro para receber a aprendizagem , sendo capaz de
construir o conhecimento com autonomia de pensamento.”enfatizou Professora
Rosita.
com
aplausos dos professores e divulgadores da editora saraiva a palestrante Rozita
concluiu sua palestra dizendo aos educadores que para se
proporcionar um ensino de qualidade, faz-se necessário rever-se as
estratégias de ensino e melhorar as metodologias de aprendizagem
VEJA
ABAIXO O HISTÓRICO DA PALESTRANTE
A trajetória profissional da professora Rosita Edler Carvalho
impressiona seja por suas atividades docentes, seja pelos cargos de chefia que
exerceu. Dentre estes destaca-se o de Secretária de Educação Especial, no MEC,
de 1992 a 1994, quando foi lançada a Política Nacional de Educação
Especial;
- Na Secretaria do Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro, foi a primeira Coordenadora de Educação Especial, após a fusão da antiga Guanabara com o antigo Estado do Rio de Janeiro;
- Permaneceu no cargo de 1975 a 1980, quando foi para a direção do Instituto de Psicologia da UERJ.;
- Uma marcante "caminhada", que teve início na APAE do RJ onde, além de professora, chefiou durante 13 anos, a equipe técnica interdisciplinar e multiprofissional;
- Ao longo dos seus 60 anos de experiência universitária exerceu atividades docentes em Psicologia, sempre com disciplinas ligadas às pessoas com necessidades especiais e aos de altas habilidades, ou supervisionando estágios na área das dificuldades de aprendizagem;
- Na Fundação Getúlio Vargas, durante 11 anos, trabalhou no curso de pós-graduação em Psicologia Pedagógica, orientando monografias e lecionando a disciplina Psicologia da Aprendizagem;
- Atualmente a Professora Rosita, que se orgulha de ter sido professora das primeiras séries de ensino fundamental, quando trabalhou muitos anos com alunos especiais (AE), tem atuado com consultora técnica junto a Universidades e Secretarias de Educação que desenvolvem projetos em educação especial, além de ministrar cursos e palestras sobre temas que estão ocupando os fóruns nacionais e internacionais ligados à área;
- Atualmente a Professora Rosita desenvolve estudos e pesquisas nas escolas da rede municipal de educação do RJ, com alunos que enfrentam barreiras para a aprendizagem, assim como no que tange à educação inclusiva;
Livros Publicados
- A Nova LDB e a Educação Especial. RJ:WVA, 1997. 4ª ed.;
- Temas em Educação Especial. RJ:WVA, 1998. 4ª ed.;
- Removendo Barreiras para a Aprendizagem. RS:
Mediação, 2000 7ª ed;
- Uma promessa de futuro: aprendizagem para todos e
por toda a vida. . RS: Mediação, 2002;
- Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. RS:Mediação, 2004.5ª ed.;
- A escola inclusiva e a organização do trabalho pedagógico. Mediação, 2008;









0 comentário "EDITORA SARAIVA OFERECE PALESTRA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL"
Postar um comentário
Deixe seu comentário