Lula quer barrar o impeachment com apoio de FHC


O ex-presidente tem mantido somente os aliados mais próximos sobre essas conversas. A intenção ao encontrar FHC seria buscar uma conciliação para tentar dissipar, pelo menos dentro do PSDB, as forças que trabalham pelo impeachment da presidente Dilma.
Ao jornal, o Instituto Lula afirmou, em nota, que o ex-presidente não tem interesse em conversar com Fernando Henrique Cardoso. Já FHC afirmou que “o presidente Lula tem meus telefones e não precisa de intermediários. Se desejar discutir objetivamente temas como a reforma política, sabe que estou disposto a contribuir democraticamente”.
OEA, a Odebrecht e a Andrade Gutierrez estão entre aqueles que foram nomeados nos meios de comunicação entre as empresas que podem ter pagado subornos para ganhar contratos da Petrobras. O escândalo inicialmente girava em torno de supostas propinas repassado ao partido e aliados do Trabalhador no poder, mas tem vindo desde que o presidente do PSDB ‘também pode ter recebido um suborno.
O escândalo da Petrobras é enorme, e envolve os principais partidos, por isso é uma grande história. Mas todo o Brasil, as acusações de financiamento de campanha prevaricação são tão comuns que mal fazer um splash.
No início deste ano, o governo do estado do Amazonas fez um novo acordo para pagar centenas de milhões de dólares para a Andrade Gutierrez.
Uma oposição deputado estadual questionou por que o pobre governo Amazon iria mover voluntariamente os pagamentos para frente a 2014, um ano eleitoral, e pagar 85 milhões a mais do que era realmente devido, a um dos maiores doadores de campanha do país.
“Isso é dinheiro que pode ser usado em escolas e hospitais desesperadamente necessários”, disse o deputado Chico Preto. “Não tenho dúvidas de que o dinheiro foi destinado a ser usado para beneficiar as campanhas do candidato ao Senado Omar Aziz e o governador José Melo.”
Andrade Gutierrez tem feito muitos outros grandes negócios com o governo estadual. A mais famosa, eles construíram seu estádio da Copa do Mundo controverso e caro em Manaus, o brilhante colorido Amazona Arena, de longe, a estrutura mais avançada e impressionante na cidade de selva sufocante, que tem lutado para atrair multidões desde o torneio de futebol terminou.
O Ministério Público do Amazonas apresentou argumentos contra o regime de pagamento, e que foi congelado por tribunais de lá. Mas apesar das acusações abertas de Preto contra os políticos no poder, a história foi mal coberta.
Em São Paulo, depois de protestos sobre a qualidade do transporte levou mais de um milhão de tomar as ruas em todo o país no ano passado, um escândalo envolvendo o metro aqui surgiu. Durante a campanha de reeleição do governador Geraldo Alckmin, que supervisiona o metro, a Folha informou que 56% de sua campanha foi paga por empresas envolvidos no escândalo, incluindo OEA.
Como na maioria dos países com influência do financiamento de campanha privado, é difícil apontar para formas específicas que as empresas beneficiam. Mas é fácil de adivinhar. Pessoalmente, quando eu penso “empresas de carne,” Eu acho que o efeito sobre a Amazônia e para o ambiente. Quando eu penso construção, penso no desenvolvimento desenfreado em lugares como São Paulo em detrimento do espaço público e da vida urbana. E com os bancos, você não tem sequer a pensar.
Para ler o artigo, Andrade Gutierrez se recusou a comentar sobre o acordo de pagamento Amazonas, mas disse que “todas as doações feitas pela empresa são realizados em conformidade com a legislação brasileira”, falando através de um porta-voz. O escritório do governador do Amazonas não respondeu a perguntas, apesar das repetidas promessas de fazer isso.
OEA disse que todas as suas doações eleitorais são legais. Odebrecht diz que as suas doações são destinadas a “contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, enquanto JBS disse que todas as suas doações são legais e que a empresa “está presente em praticamente todos os estados do Brasil”, acrescentou o porta-voz. “As doações têm o objetivo de promover o debate eleitoral e fortalecimento da democracia.”
Nenhuma das três empresas admite irregularidade no escândalo Petrobras. OEA diz que realiza todas as suas atividades em conformidade com as normas legais e éticas, enquanto Andrade Gutierrez defende os vazamentos não vincular a empresa a qualquer atividade, e Odebrecht “veementemente” objetos a uma situação em que partes de uma investigação são vazou para a mídia, sem o direito da empresa para saber o que está sendo acusado ou defender-se, chamando-o de “antidemocrático”.
No passado, a JBS e a indústria de carne do Brasil - muitas vezes considerado a principal causa de desmatamento na Amazônia - foram acusados pelo Greenpeace de não cumprir os compromissos para evitar terra desmatada. Mas JBS, que recebe bilhões do banco de desenvolvimento estatal BNDES, diz que estão completamente comprometidos com o abastecimento de forma sustentável os seus materiais, dizendo que não “adquirir terras de fornecedores envolvidos com o desmatamento, invasões de terras indígenas ou conservadas, violência, conflito agrário ou escravo trabalho.”


0 comentário "Lula quer barrar o impeachment com apoio de FHC"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários