Educação é base para processo de inclusão




No sábado, dia 26 de setembro, foi o Dia Nacional do Surdo. A data representa uma oportunidade para relembrar os desafios e as lutas por melhores condições de vida das pessoas com deficiência auditiva em todo o Brasil.
Em São Luís, a escola municipal Maria Alice Coutinho, assim como tantas outras, tenta fazer de maneira didática e pontual a inserção de diversas crianças e adolescentes com deficiência auditiva no meio social de forma que eles não se sintam excluídos.
Rotina inclusiva
Olhares atentos e uma leitura por meio de sinais, uma aula diferente na biblioteca com crianças e pré-adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos. A história contada é da Turma da Mônica, que fala sobre inclusão social da pessoa com deficiência. Novos amigos entraram na historinha de quadrinhos de Maurício de Sousa. O conto é narrado por uma professora e uma intérprete de libras. A criançada gostou de ouvir as experiências da revista.
Algo que se assemelha à realidade delas, o que fez elas ficarem bem à vontade para falarem, através de sinais, algumas situações vividas. Assim ocorre o processo de inclusão e interação social com crianças surdas, com deficiência visual e com aquelas sem nenhum tipo de necessidade. Elas se comunicam entre si e participam do fundamento da aprendizagem, uma construção que se dá aos poucos, etapa por etapa, que leva à evolução das crianças, e a sensação é de trabalho realizado com amor e dedicação dos professores.
Na sala de aula, é trabalhado todo o processo de inclusão, o principal é a superação dos desafios. Para isso, a primeira etapa a ser feita é aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras). De acordo com a coordenadora pedagógica, Lúcia Verônica de Assunção, quanto mais cedo a criança surda estiver na sala de aula, melhor o seu desempenho na educação e em outras fases da vida. “Quanto mais cedo a criança puder estar inserida no contexto da escola, mais fácil se torna o aprendizado. As crianças estarão livres de preconceitos, elas também são afáveis à aprendizagem, com mais rapidez, por conta de uma estimulação que é desenvolvida. Essa criança vai ter menos dificuldade, depois de ser inclusa no ensino regular, diferente de uma criança que chega de forma tardia com preconceitos que já foram estabelecidos, com baixa autoestima, o que dificulta o relacionamento social. O trabalho com a deficiência é olhar as dificuldades. As necessidades deles têm que ser vistas”, ressaltou.
A professora Mariluce Amorim trabalha há mais de cinco anos como intérprete de libras. Ela conta que, geralmente, o aluno chega na sala de aula sem nenhum tipo de comunicação, não sabe libras e nem a língua portuguesa. Então, o primeiro passo é ensinar a linguagem de sinais e depois a língua portuguesa. “É um processo lento, mas, quando eles começam a aprender libras, que é fundamental para eles, logo aprendem também outras disciplinas e suas potencialidades.”
Durante a docência na linguagem dos sinais, Mariluce relatou histórias de superação, o que a deixou bastante emocionada. A professora atua na escola municipal Maria Alice Coutinho, localizada na Avenida São Luís Rei de França, em São Luís. Nesse tempo de sala de aula, ela já observou estudantes que saíram do ensino médio e obtiveram aprovação no Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
A mensagem passada na sala de aula é que elas têm potencial para ir em frente e conquistar o que almejam, superar os obstáculos. Mas requer dedicação e estarem presentes nas aulas. “São pessoas saudáveis, que têm a limitação de não ouvir, e no momento que aprendam as libras, eles vão embora”.
Segundo ela, alguns estudantes desconhecem a sua capacidade. Isso acontece por influência de ideias negativas que são construídas até mesmo na base familiar. Então, há um trabalho de desmistificação e de potencialidade. “Lembro de um dia que as crianças estavam inquietas, então, eu disse: ‘Vocês precisam estudar para comprar as coisas de vocês, se formarem, comprarem um carro (...)’. Então, uma aluna virou para mim e perguntou: ‘Tia, surdo pode ter carro?’. ‘Claro que pode’, respondi.”
População surda
O Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que o Brasil possui 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Desse total, 2.147.366 apresentam deficiência auditiva severa. Pesquisas também apontam que esse número deve crescer com o aumento da população idosa no país e a demora na identificação de problemas auditivos que poderiam ser reversíveis se constatados até 6 meses de idade.
Dia Nacional do Surdo
No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Ines - Instituto Nacional de Educação de Surdos


o imparcial

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