FRANCISCO AMORIM, UM SINDICALISTA EM DEFESA DOS TRABALHADORES DE ZÉ DOCA.

                Foi Com um olhar voltado para a organização da classe operária, que Francisco Amorim Silva Costa, conhecido popularmente como Fogoió criou em 17 de maio de 2009 o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil pesada do Mobiliário de Zé Doca e Região. A ideia de criar esse Sindicato nasceu por perceber o quanto os trabalhadores eram lesados por falta do conhecimento de seus direitos, o quanto desconheciam que o capitalismo é agressivo, e o lucro está acima do amor e respeito ao próximo, que o neoliberalismo está transformando o funcionário em terceirizado, gerando desemprego e salários mais baixos. Essas foram as fontes de inspiração para a criação desse Sindicato.
        Francisco Amorim é homem simples, todavia com uma capacidade de conhecimento da legislação trabalhista admirável, talvez com mais habilidade que um bacharel em direito, esses, conhecem apenas a teoria dos direitos trabalhistas, diferente de Francisco Amorim que vivencia no dia-a-dia as problemáticas do mundo do trabalho, sem falar no tempo gasto em visita aos canteiros de obras para fiscalizar e acatar as reclamações dos operários.
        Na função de fundador e Presidente do Sindicato, Amorim começou a perceber que todas as empresas da área de construção civil  que chegavam em Zé Doca  traziam  seus operários de outros municípios, motivo que o levou a montar parceria com a FEDERAÇÃO DE TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO DO ESTADO DO MARANHÃO-FETICEMA, onde juntos trouxeram até agora  para o Município cerca de vinte cursos do SENAI nas mais diversas áreas da construção civil, capacitando portanto mais de 200 jovens e adultos , entre esses, estão incluso os sócios, filhos dos sócios do Sindicato abrindo também vagas para as comunidades.
         Vale ressaltar que Francisco Amorim, não milita apenas no terceiro setor, é considerado também um excelente articulador político, foi ele um dos principais idealizadores da candidatura do Prefeito de Zé Doca Alberto Carvalho, sua militância política começou no PSDB, passando posteriormente para o PTB, e agora se prepara para assumir o PPL.

         Por merecimento e reconhecimento de sua luta à frente do sindicato e da política social e partidária em Zé Doca, Francisco Amorim fora contemplado com as seguintes funções: subchefe do Gabinete da Prefeitura Municipal de Zé Doca, Presidente do Conselho de Alimentação escolar da SEMED e Diretor Estadual da nova Central Sindical. Por fim, fala com orgulho que foi o primeiro a convencer o Prefeito Alberto Carvalho a sair candidato a Prefeito de Zé Doca, atitude que nunca se arrependeu e se for necessário o convencerá a se candidatar outra vez, pois compreende que quatro anos é pouco para colocar em ordem todos os problemas de ordem financeira de um Município. “Como colaborador da administração Pública Municipal de Zé Doca tenho acompanhado de perto o quanto Dr. Alberto  vem se doando , esforçando-se para oferecer o  melhor à população, entretanto, seus desejos esbarram nos entraves  deixados por seus antecessores, nas dívidas que parecem impagáveis (INSS, Precatórios, recursos de obras federal que tiveram seus recursos desviados...), e para aumentar os transtornos, as obras de convênios de competência dos  Governos Federal e Estadual estão todas paralisadas, nem Dilma Roussef e nem Flávio Dino estão preocupados com as críticas que não só o Prefeito de Zé Doca mas todos os demais tem sofrido, e a população também não compreende essas burocracias,  acham sempre que o Prefeito não faz porque não quer,  enquanto não liberam as emendas e convênios, Dr. Alberto vai tocando as obras com recurso do Tesouro Municipal. “Concluiu Francisco Amorim” 

                         REUNIÃO COM OPERÁRIOS   NO CANTEIRO DE OBRAS




0 comentário "FRANCISCO AMORIM, UM SINDICALISTA EM DEFESA DOS TRABALHADORES DE ZÉ DOCA."

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários