Com nova adutora de 216 metros a água
está chegando
Com força e muito mais qualidade
A praia do Caúra, em São José de Ribamar, sempre foi
reconhecida pela sua beleza e tranquilidade, entretanto os dias de paz estavam
dando lugar a intensa preocupação com o abastecimento de água. Classificada
como zona de abastecimento crítico, desde dezembro de 2014 a comunidade
enfrentava dificuldades ocasionadas por redes mal dimensionadas, ramais
obstruídos e baixa pressão.
A solução para o problema estava na troca de toda a adutora
submersa que interliga o sistema de abastecimento do bairro Vieira às redes que
fazem a distribuição de água para as casas localizadas na Praia. A Odebrecht
Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto no município,
realizou a implantação de 216 metros de adutora, construída em PEAD
(polietileno de alta densidade) e revestida com uma estrutura de aço
galvanizado, oferecendo durabilidade e garantindo a qualidade da água
distribuída para a população residente no local.
Para reduzir eventuais danos eventualmente causados por
embarcações e oscilações no nível do rio, as equipes técnicas determinaram a
transposição do curso d’água e o ancoramento da adutora no leito do rio,
aumentando a resistência à variação das marés altas e baixas.
“O trabalho exigiu estudo e planejamento por parte das
equipes de Obras e Operação, uma vez que todo o serviço só poderia ser
executado durante o período de baixa na maré. Após a substituição da adutora,
realizamos um intenso trabalho de redução de perdas e vazamentos, além de
instalações de novos ramais em boa parte das residências”, destaca Helder
Dantas, diretor de Concessão da Odebrecht Ambiental.
Resultados já começam a serem sentidos
Para a população do Caúra o trabalho gerou grande expectativa
para a resolução do problema. A primeiras casas impactadas já comemoravam a
melhoria no abastecimento.“Aqui no Caúra, eu e meu pai pegávamos água de barco
em outros lugares, guardava a água da chuva para usar em casa e comprava água
mineral para beber. Depois da troca da tubulação a água está vindo forte e boa,
já bebemos a água que vem da rede”, destaca Girleanna dos Santos Lima, moradora
da localidade do Caúra, na Sede de São José de Ribamar.
A segunda fase do trabalho começa a ser implantada a partir
deste mês, com o cadastro das famílias, que passam a ter atendimento direto
através dos canais de atendimento como site, lojas de atendimento e telefone
(0800 771 0001).
F1 - 790) A moradora do Caúra
Girleana os Santos Lima, que comemora a regularização do abastecimento de água
em sua casa e região.
F2 - 1) Obras de instalação da adutora, PEAD (polietileno de
alta densidade), implantada pela Odebrecht Ambiental na região do Caúra.
0 comentário "POPULAÇÃO DO CAÚRA COMEÇA A SENTIR AS PRIMEIRAS MELHORIAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA REGIÃO"
Postar um comentário
Deixe seu comentário