Pesquisa eleitoral realizada pela Empresa INOP é contestada pela classe politica de Zé Doca


 A corrida política em prol da  Prefeitura Municipal  de Zé Doca  está tão acirrada  que já tem  até candidato    encomendando  pesquisa  por empresa  já conhecida no mercado maranhense  como  manipuladora de resultados. Trata-se do Instituto Nacional de Opinião Pública-INOP, com o nome real de Rafaela  Cantanhede  Lemos Gomes.
   
         Na pesquisa apresentada pelo INOP, descaradamente a  irmã do deputado estadual Josimar de Maranhãozinho, Josinha Cunha (PR), lidera as  intenções de votos para prefeita do município de Zé Doca nas eleições de 2016. 

Veja na Integra publicação do Correio Buritiense 

EMPRESA INOP, QUE REALIZOU PESQUISA PARA PREFEITO EM BURITI, TÊM RESULTADOS SOB SUSPEITA EM VÁRIOS MUNICÍPIOS.

O INOP, Instituto Nacional de Opinião Pública, na verdade, o nome real da empresa é Rafaela Cantanheide Lemos Gomes, que realizou uma pesquisa em Buriti nos dias 22, 23 e 24 de agosto, têm seus resultados questionados em vários municípios por onde já fez pesquisas.
Em Buriti, o instituto entrevistou 650 eleitores, na sede e em vários povoados. A pesquisa, que custou R$ 6.000, está registrada sob o número MA-00162/2012 e a divulgação ocorreu no dia 06 de setembro. O Correio Buritiense não teve acesso, ainda, ao resultado da pesquisa.

A juíza da 109ª Zona Eleitoral, Edeuly Maia, concedeu despacho, no dia 14 de setembro, favorável ao requerimento do diretório municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), de Anajatuba, para que o Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop) apresentasse, no prazo de 72 horas, os relatórios e todos os documentos referentes à pesquisa eleitoral realizada no município, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00185/2012.
Conforme consta no TRE, o Inop realizou pesquisa em Anajatuba no período de 28 a 31 de agosto. Num universo de 447 entrevistados, na sede e povoados, não foi registrado nenhum voto nulo.
Praticamente, também, segundo o PRTB de lá, não havia eleitores indecisos no município - apenas 1,34% - na data da realização da sondagem. “Ou seja, quando ainda restavam mais de 40 dias para as eleições”, observou o partido impetrante.
Suspeita – Ao tomar conhecimento do resultado, amplamente divulgado em blogs e veículos de comunicação, o PRTB ingressou com o requerimento na manhã de quinta-feira (13) colocando sob suspeita os números apresentados pelo Inop.
O Inop, que tem sede em São Luís, tem prazo de 72 horas para apresentar à Justiça Eleitoral em Anajatuba toda a documentação requerida pelo PRTB municipal relacionada à sondagem (relatórios, questionários, sistema de verificação e a distribuição da amostragem, entre outros).
Além de Anajatuba, conforme noticiou o Correio Codoense, o INOP também é suspeito de ter alterado resultado de pesquisa em mais três municípios maranhenses, sedo que o resultado de Codó, também é questionado, segundo o Correio Codoense. Veja abaixo a situação em cada município:
CODÓ - A pesquisa de intenção de voto apresentada, esta semana, pelo prefeito e candidato à reeleição em Codó, colocou à prova a seriedade da empresa RAFAELA CANTANHEIDE LEMOS GOMES, identificada como INOP, nome de fantasia que utiliza na divulgação de resultados. Em Codó, até os adversários reconhecem que Zito Rolim (PV) lidera nas pesquisas, porém, se a eleição fosse hoje, o candidato venceria, mas por uma pequena diferença de votos.
No entanto, o prefeito e candidato mostrou uma pesquisa que eleva de mais seus índices – colocando-o numa distancia elástica em relação ao segundo colocado, 54,99%, contra 34,51%.
Foi aí que os adversários do prefeito e a imprensa resolveram também pesquisar. Descobriu-se que o INOP (que não é o Instituto Nacional de Opinião e Pesquisa, de São Paulo), na verdade está registrado como Rafaela C. L. Gomes, com sede em São Luís – MA. Rafaela já teria, inclusive sido notificada pelo verdadeiro INOP por estar usando a marca do Instituto paulista.
Em, pelo menos, três municípios do Maranhão, o INOP, de Rafaela Lemos, apresentou pesquisas com resultados de candidatos acima de 50%. Em dois, dos três, houve inversão de resultados, em menos de dez dias de uma pesquisa para a outra. Até é possível quem está na frente nas pesquisas cair e ser ultrapassado pelo adversário, mas é necessário que o candidato da dianteira tenha se envolvido num escândalo muito forte para que pudesse haver a migração de eleitores.
GOVERNADOR ARCHER – Em pesquisa realizada, entre os dias 23, 24 e 25 de agosto de 2012, pelo  Instituto M. R. Borges Serviços ( Promoshow Brasil Publicidade ),CNPJ : 00.905.916/0001-90, e registrada no TRE- MA  sob o número 00136/2012, quem está na preferência do eleitor daquele município é o candidato do PT do B, Valério que apareceu com 59,79%, contra 40,20%  da Dra. Jesus, candidata a prefeita pelo PMDB.
Entre os dias 1º a 03 de setembro, portanto, cinco dias depois da pesquisa anterior, ICB Rolim de Castro – CNPJ 11009512/0001-35, contratou a empresa de Rafaela para fazer outra pesquisa em Governador Archer pelo valor de R$ 5.000,00. Dia 06/09/2012, a pesquisa foi registrada no TRE-MA sob o protocolo MA-00189/2012. 738 eleitores foram ouvidos, segundo dados apresentados ao TRE. O resultado da pesquisa de Rafaela diz que o candidato que na semana anterior liderava com quase vinte pontos de diferença da segunda colocada, simplesmente despencou.
Valério caiu para 45,12% e a candidata do PMDB, subiu para a primeira colocação, com 53,52%. O curioso é que em uma semana, o candidato que estava na liderança não fez nada que justificasse a perda de 15 pontos. A candidata, Dra. Jesus, também não apresentou razões que explicassem seu crescimento meteórico em mais de 13 pontos. Mas a candidata está comemorando o fenômeno, graças à empresa de Rafaela Lemos, ou INOP.
MATA ROMA – Nos dias 18 e 19 de agosto, pesquisa realizada pela ESCUTEC apontou que o eleitorado daquele município tem preferência maior pelo candidato Glinoel Garreto (PV) que apareceu na liderança com 51,7% dos votos válidos. Carmem Neto (PMDB) ficou na segunda colocação, com 35,8%. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi feito dia 21 de agosto, sob o protocolo MA-120/2012.
A prefeita Carmem Neto, que apareceu em segundo lugar no quesito intenções de votos, é a líder quando o assunto é a rejeição. Dos entrevistados, 36,3% disseram não votar na peemedebista de jeito nenhum.
Quando a empresa de Rafaela (INOP) entrou em ação na cidade de Mata Roma, exatos 9 dias depois de a ESCUTEC, para fazer outra pesquisa o cenário já era outro. A consulta popular foi feita de 28 a 31 de agosto de 2012 e foi registrada no TRE-MA sob o protocolo MA-00154/2012. O resultado apontou a prefeita e candidata à reeleição na frente de seu adversário.
De acordo com o levantamento, na pesquisa estimulada, Carmem Neto venceria com 58,03%, contra 40,80% do candidato Glinoel Garreto. Na pesquisa espontânea, Carmem Neto detém 53,68% contra 38% de Glinoel Garreto.
Assim como em Governador Archer, em Mata Roma, também não houveram fatos que justificassem a inversão de resultados entre nenhum dos dois candidatos. É mais um candidato que o INOP, de Rafaela Lemos, conseguiu apresentar resultado que justificasse, apenas, por meio de um milagre, que, certamente não aconteceu.
SÃO JOÃO DOS PATOS O caso de São João dos Patos pode ser comparado com o de Codó. Em 20 de agosto de 2012 foi divulgado o resultado de uma pesquisa realizada pela empresa Rafaela Cantanheide Lemos Gomes – INOP, protocolizada sob o nº MA -0011/2012 e contratada por LUIZ ALBERTO LOPES.
Na pesquisa, o INOP coloca o candidato Waldênio da Silva Souza, o Dr. Waldênio (PMDB) em primeiro lugar, com 56, 89%. Atrás, e bem afastada do primeiro colocado, aparece Dra. Aricelli (PRB), com apenas 27,74% dos votos válidos.
Dez dias depois, a ESCUTEC foi ao município e confirmou a liderança do candidato do PMDB, mas com percentuais abaixo dos apresentados pelo INOP. O registro da pesquisa foi realizado no TRE-MA sob o número de protocolo MA-00159/2012. O Dr. Waldênio, lidera com 48% das intenções de voto. Em segundo, aparece Aricellia Maria Lopes de Sá, a Drª Aricelli, com 42,4%. A candidata teve quase vinte pontos a mais que a pesquisa anterior, realizada uma semana antes.





0 comentário "Pesquisa eleitoral realizada pela Empresa INOP é contestada pela classe politica de Zé Doca"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários