A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Um desafio do processo ensino-aprendizagem.


Atualmente, muito se tem discutido sobre a avaliação no contexto escolar. Busca-se uma verdadeira definição para o seu significado, justamente porque esse tem sido um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica.    
No presente trabalho destaca-se a importância de conhecer alguns conceitos de avaliação principalmente a avaliação em seu processo histórico.
            O mais importante é compreender a avaliação como um processo que supera a mensuração positivista e tecnicista identificando os principais equívocos correntes nas práticas avaliativas de nossas escolas.
            O ideal ainda é diferenciar os pressupostos das abordagens quantitativas e qualitativas em avaliação da aprendizagem escolar e entendera necessidade da não supressão pura e simples da quantificação na avaliação do rendimento escolar.
            Destaca-se ainda as principais características do processo avaliativo e suas as principais funções, ou seja, as principais técnicas e instrumentos de avaliação conhecendo os referenciais para a elaboração de instrumentos avaliativos adequados.
            Em sentido mais amplo devemos ter o entendimento que a avaliação da aprendizagem está diretamente relacionada a avaliação do ensino, isto é, quando um professor avalia o que os alunos aprenderam, está também avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar. Por isso a avaliação é tão importante no cotidiano escolar, pois ela fornece pistas para a reorganização da prática pedagógica.
            Portanto, sendo a avaliação um ato pedagógico, nela o professor mostra suas qualidades de educador, na medida em que trabalha com propósitos definidos. O fato de avaliação estar ancorada nos objetivos do ensino não quer dizer que estes passam ser determinados apenas com base na matéria da disciplina. Os objetivos devem expressar, também convicções éticas, políticas, filosóficas, etc.
Apesar de ser a avaliação uma prática social ampla, pela própria capacidade que o ser humano tem de observar, refletir e julgar, na escola sua dimensão não tem sido muito clara. Ao longo das décadas vem sendo utilizada como atribuição de notas, visando a promoção ou reprovação do aluno.
No entanto o que se deseja com a avaliação no contexto escolar é que esta seja um processo pelo qual se procura identificar, investigar, analisar e mensurar as modificações de comportamento e rendimento do aluno, do educador e do sistema de ensino, no intuito de confirmar se a construção do conhecimento de fato se realizou, seja esta, no processo mental ou prático. No entanto, este processo gera muitos conflitos, sejam eles ideológicos ou metodológicos.
A visão de avaliação que se precisar ter no âmbito da escola, é uma visão que busca a totalidade do processo, visto que desta forma tanto o professor quanto a escola irão verificar se os objetivos do ensino e do sistema foram alcançados.

Autor: José de Ribamar Correia 

0 comentário "A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários