FA CULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA DO MARANHÃO professor Correia - Aula de psicologia


                       
1-      CONCEITO
                                                                                               

Conceito de Psicologia da Educação:

São vários os termos de psicologia da educação:

A-     Psicopedagogia
B-     Psicologia escolar
C-     Psicologia da criança etc

CONCEITO GERAL:

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo  do  comportamento e a experiência do homem observado e descrito pelos filósofos gregos eram vistos como resultado das manifestações da alma.

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Os filósofos, educadores, políticos e psicólogos sempre se interessaram  pela educação, suas condições e seus problemas, de maneira que com o desenvolvimento da Psicologia como Ciência e como área de atuação profissional.

FORMAÇÃO DA PALAVRA PSICOLOGIA: ( duas palavras gregas)

1-PSIQUE que significa  alma

2-LOGOS que significa estudo, Ciência.

Então psicologia significa estudo da alma



UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

A história da psicologia se confunde  com a história da filosofia do século XIX quando Sócrates , Platão e Aristóteles iniciaram, ou deram o pontapé inicial  na investigação da alma humana.

      Para Sócrates (469/ 399 a C.) a principal característica do ser humano era a razão – aspecto que permitiria ao homem deixar de ser um animal irracional.

Para Platão (427/ 347 a C.), discípulo de Sócrates, o lugar da razão no corpo humano era a cabeça, representando fisicamente a psique, e a medula tinha como função a ligação entre mente e corpo.

Para Aristóteles ( 387/322 a.C) discípulo de Platão, entendia o corpo e mente como forma integrada, percebia  a psique como o principio ativo da alma humana

PSICOLOGIA NA ERA CRISTÂ:

Na era cristã o conhecimento produzido pelos grandes pensadores era mantido em segredo ( escondido ) pela igreja.

Em 1649, René Descartes filosofa francês, publica “paixão da alma”, reafirmando a separação entre corpo e mente.

 René Descartes (1596-1659) estabelece a separação do homem entre a mente e o corpo, afirmando que o corpo possui uma substância material e uma substância pensante. Essa separação possibilita o estudo do corpo humano morto que até então era considerado sagrado por ser a sede da alma. Esse estudo contribui para a anatomia, a fisiologia e a própria psicologia.

Fisiologista e matemático, ele é considerado o pai da filosofia moderna. Preocupado com o problema do conhecimento, Descarte busca uma verdade indubitável. Para isso, converte a dúvida em método e começa a duvidar de tudo. O ponto de partida para sua busca foi a conclusão “Penso, Logo existo” (Cogito, ergo sum). Seu racionalismo prioriza o sujeito e não o objeto.

Descartes defendia que a mente e o corpo eram duas substâncias distintas. A mente era uma substância pensante e o corpo era uma substância extensa. Os órgãos dos sentidos, que se localizam no corpo, provocavam experiências sensoriais na mente e os as decisões da mente comandavam o comportamento do corpo. Essas duas substâncias distintas interagiriam na glândula pineal que era considerada por Descartes como a sede da alma. Ao postular a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, Descarte afirma que o segundo sem o primeiro é apenas uma máquina. É esse dualismo mente-corpo torna que possibilita o estudo do corpo humano morto.

A pineal na filosofia e misticismo

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Glândula pineal em destaque
Esquema de funcionamento da glândula pineal segundo Descartes(1641)
A glândula pineal era considerada o ponto da união substancial entre corpo e alma- um órgão com funções transcendentes. Além de Descartes, um escritor inglês com o pseudônimo de Lobsang Rampa, entre outros, dedicaram-se ao estudo deste órgão.
Com a forma de pinha (ou de grão), é considerada por estas correntes religioso-filosóficas como um terceiro olho devido à sua semelhança estrutural com o órgão visual. Localizada no centro geográfico do cérebro, seria um órgão atrofiado em mutação com relação em nossos ancestrais.
Os defensores destas capacidades transcendentais deste órgão consideram-no como uma antena. A glândula pineal tem na sua constituição cristais de apatita. Segundo esta teoria, estes cristais vibram conforme as ondas eletromagnéticas que captassem, o que explicaria a regulação do ciclo menstrual conforme as fases da lua, ou a orientação de uma andorinha em suas migrações. No ser humano, seria capaz de interagir com outras áreas do cérebro como o córtex cerebral, por exemplo, que seria capaz de decodificar essas informações. Já nos outros animais, essa interação seria menos desenvolvida. Esta teoria pretende explicar fenômenos paranormais como a clarividência, a telepatia e a mediunidade

No final do século XIX, os acadêmicos resolveram distanciar a psicologia da filosofia, dando inicio, portanto à Psicologia Moderna.
Comportamento
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Os comportamentos observáveis passam a fazer parte da investigação científica em laboratórios com o objetivo de controlar o comportamento humano.
É neste cenário de investigação que surgem três correntes teóricas:
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Wiliam James

 1-O FUNCIONALISMO
 foi elaborado por William James (1842/1910) que teve a consciência como sua grande preocupação, ou seja, como funciona e como o homem a utiliza para se adaptar ao meio.

Ficheiro:Edward B. Titchener.jpg
l. Edward Titchener

2-      ESTRUTURALISMO

No ESTRUTURALISMO Edward Titchener(1867/1927) também se preocupava com a consciência, mas com seus aspectos estruturais, isto é, seus estados elementares como estruturas do Sistema Nervoso Central.

3-O ASSOCIACIONISMO
Fundador do associacionismo é Hume
Adicionou +1 publicamente.
Você

O associacionismo é um movimento psicológico que foi formado a partir da união entre os iluministas franceses e os empiristas. Este movimento foi considerado por muitos como a verdadeira ruptura entre a psicologia e a filosofia. Os racionalistas alemães afirmavam que a mente teria o poder de gerar ideias, independentemente da estimulação sensorial. Todo o conhecimento se basearia na razão e a percepção seria meramente um processo seletivo. O problema central para os racionalistas não era o que estava na mente, mas o que a mente realizava.
Segundo Hume, o conhecimento humano está constituído exclusivamente por impressões e ideias. Para ele, as ideias associam-se principalmente quando existe entre elas uma proximidade espacial e quando são semelhantes e ainda sempre que se possa estabelecer uma relação de causa-efeito entre os acontecimentos que elas representam.
COMPORTANENTO E SEUS ASPECTOS:
-COGNITIVO:
Um tipo de produto que resulta da aprendizagem, consiste de em novas informações e novos conhecimentos,
Processo cognitivo = processo de conhecimento/cognição
poder cognitivo = poder do conhecimento/cognição;
desenvolvimento cognitivo = desenvolvimento da cognição/conhecimento;
etc. 
Cognitivo=processo de conhecimento
Muito da aprendizagem consiste em conceitos e princípios.
CONCEITO: É o conhecimento que se tem de uma classe de objetos ou fenômenos que possue uma característica comum.
Ex: girafa e  uma formiga tem características comuns  que permitam  incluí-las numa mesma classe: a de animais.

ASPECTO AFETIVO:
Tem influência sobre o desenvolvimento intelectual. Ele pode acelerar ou diminuir o ritmo de Desenvolvimento. Ele pode determinar sobre que conteúdos a atividade intelectual se concentrará.
Segundo Piaget, o desenvolvimento intelectual tem dois componentes:
1-cognitivo
2-Afetivo-afeto inclui  sentimentos, valores, interesses, desejos e tendências
MOTOR: Estabelece uma base para identificação do movimento corporal humano.
Este domínio também é denominado psicomotor, dada a relação racional/mental com a maioria das habilidades m
Este domínio também é denominado Psicomotor, dada a relação racional/mental com a maioria das habilidades motoras.
· Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantirá a criança uma
Concepção mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia.
APRENDIZAGEM
Aprendizagem inicia-se com a capacidade de identificação de objetos, símbolos e sons e prossegue, imediatamente, com o desenvolvimento da linguagem.
A aprendizagem de um conceito começa através do apoio concreto.
Ex: Para saber o que é girafa, nada melhor do que ver uma.
Pensamos em uma criança que tem um gatinho em casa, está acostumada a vê-lo, brincar com ele, já aprendeu que se trata de um gato.
Se for o único gato que a criança conheça, então o conceito ainda está longe de ser formado, o gato que ela conhece é o que ela tem em casa, e não uma classe de animais com idênticas características.
É importante conhecer vários gatos para poder compará-los, destacando suas características comuns e as características que variam  de um para outro.
Exemplo da característica: Ter quatro patas.

Produtos da Aprendizagem ( afetivos)


    1-cognitiva: A aprendizagem cognitiva é resultante do armazenamento organizado das informações na mente do ser humano e é conhecido como estrutura cognitiva.
2     afetiva É a capacidade da pessoa de se deixar afetar pelas situações da vida. A afetiva resulta de sinais internos ao sujeito e pode ser identificada com experiências tais como prazer e dor, satisfação e  descontentamento, alegria ou ansiedade. Algumas experiências afetivas sempre acompanham as experiências cognitivas.
  3--A psicomotora envolve respostas musculares adquiridas através de treino e prática, mas alguma aprendizagem cognitiva é geralmente importante na aquisição de habilidades psicomotoras. Portanto, produtos cognitivos; formação de conceitos e princípios. Produtos afetivos; a formação de atitudes e valores. Produtos motores; a aquisição de hábitos e habilidades.

1 Resposta aos " FA CULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA DO MARANHÃO professor Correia - Aula de psicologia "

  1. Muito bom esse material sobre Psicologia da Educação. Parabéns Prof. Correia!!!

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