A Prefeitura de Paço do Lumiar
retomou no início da tarde desta sexta-feira, 17/10, o serviço de coleta de
lixo em todo o município. O serviço estava comprometido há aproximadamente uma
semana por conta do bloqueio da estrada de acesso ao lixão do Município,
situado na área do Iguaíba.
Após audiência com o representante
dos moradores de Iguaíba e Pindoba, na manhã de hoje, a gestão municipal
designou uma força tarefa para o recolhimento de todo o lixo acumulado nas ruas
do Município durante os dias de paralisação.
A secretária de Infraestrutura,
Urbanismo, Transporte e Trânsito, Andreia Feitosa, reforçou que a gestão sempre
manteve um diálogo com os moradores da Pindoba e Iguaíba, região onde está
localizado o lixão, no sentido de se chegar um consenso e regularizar o serviço
o mais rápido possível.
“O lixão está estabelecido há mais de
13 anos na região, e é considerado um problema de saúde pública. Mas, em
cumprimento à Lei Nacional de Políticas de Resíduos Sólidos e objetivando
sanar, também, os impactos ambientais, estamos finalizando o Plano Municipal
que prevê políticas de seleção, coleta, reciclagem e instalação do aterro”,
frisou Andreia Feitosa, que afirmou ainda, a ciência e participação das
comunidades no processo de elaboração e discussão do plano.
Catadores - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) vem
dando apoio aos catadores de materiais recicláveis do município, por meio
do programa Pro Catadores, com a realização de reuniões, oficinas e
capacitações, no sentido de sensibilizá-los para a regularização e formalização
da atividade econômica que desenvolvem.
O Pro Catadores é desenvolvido
pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária – Setres em
parceria com a Prefeitura, para auxiliar este momento de transição para a
nova Política Nacional dos Resíduos Sólidos, criada pela Lei Federal nº 12.305.
A lei determina o fechamento de todos os lixões e aterros sanitários do país.
O PMRS de Paço do Lumiar está a
disposição para consulta e questionamentos no sitio eletrônico www.pacodolumiar.ma.gov.br.
0 comentário "APÓS DESBLOQUEIO DE ESTRADA, PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR RETOMA A COLETA DE LIXO."
Postar um comentário
Deixe seu comentário