A leitura é uma atividade que faz parte do
cotidiano de crianças (pelo menos deveria fazer!), seja como atividade
educacional ou de lazer. E, independente da finalidade da leitura, uma
coisa é certa: para que esta seja uma atividade ativa para crianças com
disfunções e/ou deficiências são necessárias adaptações.
Aqui estão estratégias
para usar e ajudar a facilitar a participação/compreensão da criança com
disfunção e/ou deficiência durante a leitura:
Escolha
livros que são cognitivamente apropriados para a idade da criança ou grupo
Preste atenção, não
estamos falando de idade cronológica, estamos falando de desenvolvimento
cognitivo. Se a criança de 10 anos está funcionando cognitivamente
como uma criança de 2 anos, escolha um livro apropriado. A temática pode até
ser para uma criança de 10 anos, mas é necessário adaptar a história para as
capacidades e necessidades cognitivas de uma criança de 2.
Sempre dê escolhas,
pergunte que livro a criança quer ler . Motivação e interesse são fundamentais!
Use
elementos visuais e manipuláveis
Por exemplo, você pode
usar fotos/imagens dos personagens e elementos centrais da história. As
imagens podem ser encontradas na internet ou feitas por você. Elementos
manipuláveis podem incluir objetos do cotidiano, como uma garrafa que
representa o personagem principal, um pedaço de tecido ou folhas do jardim.
Explore a sua imaginação e a da criança, à medida que torna para ela a história
mais palpável, mais compreensível.
Importante: não use muitos
elementos, pois o excesso pode se tornar uma distração e não ter o efeito
esperado que é estar focado na história. Fique com elementos- chave que você
pode usar ao longo da história.
Faça
perguntas, dê escolhas, estimule pensamentos criativos
Para uma criança com
disfunção cognitiva significativa, você pode começar perguntas simples
relacionadas a história e aumentar a complexidade. Se a criança tem
dificuldade em responder às perguntas, dar-lhes escolhas , como “Será que o
coelho vai fazer seguir o caminho ou seguir a raposa na história? ” Se para a
criança esse tipo de questionamento ainda é complexo, faça perguntas que ela
possa responder com sim e não.
Sempre use reforço
positivo para celebrar os sucessos. Uma criança não deve sentir-se como
em um teste, a leitura deve ser um momento prazeroso, confortável,
envolvente e ativo; e, para isto são necessárias as instruções corretas.
Placas de comunicação
podem também ser úteis para uma criança que é não-verbal ou minimamente verbal.
Use
variação de entonação e expressão facial ao ler
O uso de expressão
durante a leitura melhora a capacidade da criança de compreender melhor a
história e responder a perguntas com mais precisão. Entonação flutuante ao
longo dos momentos da história e o uso de expressões faciais são
excelentes recursos para manter a criança engajada e favorece a
compreensão.
Use a
experiência de uma criança e crie atividades sobre a história
Relacionando a história a
experiência da criança facilita a compreensão. Por exemplo, ao ler a história
de um coelho que pega tudo o que tem na frente dele podemos comparar como as
crianças se sentem em uma loja de brinquedos. “Você já sentiu que queria
tudo na loja de brinquedos?” Muitos vão se identificar com isso e discutir!
Visitar uma loja de
brinquedos e discutir a história pode ser uma atividade de transição que pode
ajudar a criança recordar informações e trabalhar em sequencialmente e
habilidades narrativas.
Use
livros que tratem sobre a disfunção ou deficiência da criança ou quem sabe crie
com ela uma história sobre esta temática!
0 comentário "Estratégias para facilitar a leitura de crianças com deficiência e disfunçõe"
Postar um comentário
Deixe seu comentário