O balanço oficial das duas operadoras de ferryboat que atuam nos
terminais contabilizou, entre a sexta-feira, dia 04, até o meio-dia deste
sábado, um total de 31 viagens do Terminal da Ponta da Espera, com 11.778 passageiros
e 1.771 veículos. A média de passageiros – em período normal – é de 1.500 por
dia.
A Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, que administra
os terminais, em parceria com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana – MOB,
responsável pela regulamentação e fiscalização do serviço, empreenderam um
plano de ação para o feriado. Destaque do plano foi a portaria lançada pela MOB
que disponibilizou a venda antecipada das viagens extras, num total de 20
saídas diárias em horários fixos (número máximo atingido no período de maior
pico, verificado durante o carnaval).
O objetivo da venda antecipada de passagens para viagens extras foi
evitar o desconforto das longas filas e garantir a tranquilidade do passageiro.
Tudo dentro do esforço do Governo do Estado para tornar esse sistema de
transporte cada vez mais eficiente.
A ação conjunta tem foco na prevenção, com combate à superlotação de
ônibus e vans, reforço policial e de organização de tráfego, além de
ambulância. O plano teve a participação do Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia
Militar e Polícia Rodoviária Federal, das secretarias Municipal de Trânsito e
Transporte, além das operadoras Serviporto e Internacional Marítima – que atuam
nos terminais.
Estrutura
Para aumentar o conforto e a segurança da população que utiliza o
transporte aquaviário, a Emap tem um amplo projeto estrutural para os
terminais. O edital de licitação para o Terminal do Cujupe, que deve ser
lançado até outubro, prevê a construção de uma nova estrutura, com integração
rodoviária; a construção de passarelas de acesso interligando o terminal de passageiros
à plataforma de embarque e desembarque, além de reformulação do pátio de espera
e estacionamento.
Também estão programadas a reforma dos acessos à área do entorno; a
reorganização do comércio e a ampliação das plataformas de embarque e
desembarque.
Para a Ponta da Ponta da Espera estão abertos os editais de
infraestrutura de internet e passarelas. O conjunto de obras com editais em
fase de finalização inclui a pavimentação da plataforma de embarque e
desembarque e a construção de área de vivência para fila de espera de
automóveis, com estrutura de lanchonete e banheiros. E ainda a implantação de
sinalização horizontal e vertical para ordenamento do fluxo de veículos e
pessoas.
Transporte Aquaviário no Maranhão - Competências
EMAP?
Autoridade Portuária, administra o Porto do Itaqui e Terminais de
Ferryboat Ponta da Espera e Cujupe, é responsável pela:
Infraestrutura dos terminais (acesso, rampas e instalações físicas,
elétricas e sanitárias)
Preservação ambiental na área dos terminais
Segurança portuária em terra
Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB)
Criada em 2015, tem a função de:
Elaborar, reformar e estabelecer o marco regulatório do setor
Implantar procedimentos de fiscalização dos serviços
Regularizar as concessões públicas por meio de licitações
Propor melhorias nos sistemas existentes
Estabelecer horários de viagem
Operadoras de Ferry-Boat
Venda de passagens
Procedimentos de segurança dentro das embarcações
Botes e coletes salva-vidas
Treinamento da tripulação
Limpeza dos ferryboats
Capitania dos Portos?
Fiscalização durante o embarque e a desembarque, assim como durante a
travessia
Checagem da habilitação da tripulação
Vistoria dos equipamentos de salvatagem
Fiscalização de atendimento à capacidade das embarcações
Polícia Militar
Policiamento preventivo, ostensivo e de trânsito.
Disque 190
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