Câmara dos Deputados aprova prosseguimento de impeachment contra Dilma Rousseff

 A Câmara dos Deputados aprovou o prosseguimento da ação que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff neste domingo (17). A maioria dos deputados aprovou o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO), que pediu a cassação do mandato da presidente. Ao todo, votaram 342 deputados, número suficiente para a abertura do processo na Câmara. O voto decisivo veio através do deputado pernambucano Bruno Araújo (PSDB).
O impeachment segue agora para o Senado, que vai criar uma comissão especial para analisar a denúncia contra Dilma. Ainda não há prazo definido em lei para a instalação. A comissão deve manter a proporcionalidade dos partidos e emitir um parecer a favor ou contra a instauração do processo, da mesma forma como aconteceu na Câmara dos Deputados. Caso favorável, a presidente é afastada do cargo por 180 dias. Em seu lugar, assume o vice-presidente Michel Temer.


Haverá uma sessão no plenário do Senado, conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, onde vão ter interrogatórios e apresentação de provas contra ela, que pode ser ouvida pelos senadores, mesmo não estando obrigada a comparecer. Não há prazo definido para essa fase. Porém, todo o processo não pode durar mais de 180 dias. Ao fim, defesa e acusação apresentam as alegações finais em 15 dias.

0 comentário "Câmara dos Deputados aprova prosseguimento de impeachment contra Dilma Rousseff"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários