PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA COM SUCESSO A 2ª PRÉ-CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL


            O Prefeito Josemar Sobreiro mais uma vez recebe elogios do povo de Paço do Lumiar pela postura ética e moral em motivar a sociedade civil organizada a não só participar junto com o Poder Público dos debates sobre segurança alimentar, quer também que os participantes conheçam detalhadamente  todos os procedimentos do funcionamento do Conselho Federal, Estadual e Municipal de Segurança Alimentar.
            O encontro coordenado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar  e Nutricional (Comsea) aconteceu nesta quinta-feira, 16, no Convento das Ir. da Purificação, no Maiobão, e contou com a participação, nos debates, do presidente do Comsea- MA, Eurico Fernandes, do advogado Kléber Gomes, e dos secretários municipais membros da Caisan.
Entre as políticas apresentadas estiveram os programas municipais, estaduais e federais, como o PNAE, com o cardápio escolar reformulado com a inserção de frutas e legumes na dieta; Bolsa Família na Saúde, cobertura vacinal, pesagem e atendimentos médicos e nutricionais de crianças e gestantes; ações de melhoria na trafegabilidade dos polos agrícolas e abastecimento de água potável para o consumo e irrigação das hortas; o PAA, Feiras Livres do Agricultor Familiar, assistência técnica agrícola, inspeção sanitária animal, entre outros.
            O presidente do Comsea, Eurico Fernandes, elogiou a inciativa da sociedade civil e poder público em realizar os momentos de preparação, gerando discussões e direcionamentos a serem expostos nas Conferências Municipais e Estadual.
“Não se pode falar em segurança alimentar sem falar na agricultura, uma vez que 80% da economia do município vêm desta cultura. No entanto, Paço do Lumiar vem desenvolvendo ações afirmativas no sentido de acompanhar todas as etapas do alimento, da produção ao escoamento dando condições também para que o produtor, pescador e marisqueiro desenvolvam a atividade com equilíbrio”, ressaltou.

            Em entrevista a esse Blog, a Secretaria de Agricultura Rosany Aranha elogiou o Prefeito Josemar pela transparência em que vem gerindo esse Município e por proporcionar democraticamente o debate sobre a segurança alimentar, Rosany fomentou a todos dizendo que Não basta somente conhecer o funcionamento do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, faz-se necessário também observar os procedimentos do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)
            “Da mesma forma que o Conselho Nacional atua para articular Governo e sociedade civil, no plano federal, na formulação de propostas de segurança alimentar e nutricional, os Conselhos Municipais podem desempenhar esse papel no plano municipal, pois isso já está garantido na  Lei 11.346, de 15.09.2006, que  criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), cuja consolidação é uma construção coletiva da sociedade e dos governos, nos âmbitos municipal, estadual e federal”. Comentou Rosany Aranha.
             Na oportunidade, foi entrevistado também o Secretário de Planejamento e Articulação Política Ednaldo Moura, onde o mesmo  ressaltou a importância dessa pré-conferência sobre segurança alimentar, lembrando que  tais ações não eram discutidas de forma democrática e participativa como tem sido feito no Governo Josemar.
                “Todo mundo tem direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, isso é o que chamamos de segurança alimentar e nutricional. Ela deve ser baseada em práticas alimentares promotoras da saúde, que não comprometam o acesso a outras necessidades essenciais.” Enfatizou Ednaldo.



 

0 comentário "PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR REALIZA COM SUCESSO A 2ª PRÉ-CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL"

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários