ESCRITORA MARANHENSE AHTANGE FERREIRA LANÇA SEU 4º LIVRO NA ESCOLA CEFRAN-PAÇO DO LUMIAR.

         “Teu olhar” é o mais recente obra da romancista Ahtange Ferreira lançada no último sábado (31), no colégio CEFRAN-Maiobão, Município de Paço do Lumiar.
         Assim como os demais trabalhos já divulgados pela escritora Ahtange Ferreira, essa nova obra também oferece todos os atrativos românticos para motivar o leitor a viajar sem enfado sobre todas as páginas desse maravilhoso livro,  esse que apesar de algumas cenas mais próximas à estética neo-naturalista, prima por uma visão romântica da realidade, com uma divisão maniqueísta da vida, com o bem e o mal claramente delineado.  

 Sobre a escritora - AHTANGE é imortal da Academia de Letras de Paço do Lumiar, palestrante e militante contra a violência doméstica, em Paço do Lumiar, coordena a campanha “Maria da Penha em Ação: Por um Paço sem violência”. Participou em 2015 do projeto Mochila Literária em Fortaleza, participou fazendo lançamentos nas bienais do Rio e de São Paulo, Feira do Livro de São Luís entre outros eventos no cenário literário.
         HISTÓRIA DE VIDA
         De origem simples, muito cedo teve de aprender a lidar com perdas e decepções. Mas encontrou no mundo da leitura uma tônica de superação. Logo se apaixonou pelos livros e fez deles seu mundo mágico de sonhos. 
          Contos e romances são os seus preferidos e costuma dizer que tem muito que lutar, aprender e correr riscos, mas acredita que, na vida, é preciso ultrapassar os obstáculos, Por isso, ela se arrisca a ser julgada pelos seus leitores.
         Pegando a carona dessa escritora, a Prefeitura de Paço do Lumiar  por meio da Secretaria Municipal de Educação passa ser visto pelos luminenses como um celeiro de talentos, onde assim como Ahtange Ferreira, tantas outras professoras que também  compõem a equipe da SEMED vem se destacando com os trabalhos apresentados no Maranhão e em outros estados. 
      
   O livro conta a história de Luciano Alcântara – personagem fictício - vítima de um acidente, no qual perde a memória e, ao deparar-se com seu amor, não se lembra, porém sente algo profundo e insondável.  Suas recordações completamente apagadas, nem imagina que seu irmão gêmeo, Lucas Alcântara imbuído de ódio e inveja usurpa sua vida, nome, empresa e principalmente sua doce guia turística, que não entende o que o fez mudar tanto, porque jamais menciona o tempo que ficaram juntos e o porque de radicais mudanças de comportamento. Em sua lembrança o carinho e a magia dos momentos vividos e no presente um desejo que queima.
 A autora reforça que é preciso despir-se de preconceitos e acompanhar o desenrolar desse triângulo amoroso que vem eivado de mistério e de surpresas que se escondem por trás das dunas e dos segredos das personagens. A história se passa entre as dunas dos Lençóis maranhenses.

O olhar é, primeiramente, um intermediário que me remete a mim mesmo. Basta que o outrem me olhe para que eu seja o que sou; ele me constitui através do olhar. Um olhar que me objetiviza e faz com que eu deixe de ser possuído pelo mundo; o fundamento da relação com o outrem é o conflito. Olhando-me o outro me julga, faz de mim objeto de seu pensamento. Eu dependo dele. Passo a estar em perigo e esse perigo é a estrutura permanente de meu ser para o outrem. De certa forma, eu poderia gozar dessa escravidão sob o olhar do outrem, pois se perco minha liberdade, perco, conseqüentemente, minhas responsabilidades, porém, isso não passa de uma ilusão, porque minha redução ao estado de objeto não me permite escapar à minha posição de sujeito e, ainda, solicita esta posição, pois da mesma forma que sou olhado, também olho. O outro me obriga a me ver através de seu pensamento como eu, reciprocamente, o obrigo a se ver através do meu. Eu dependo do outro que depende de mim.

AHTANGE FERREIRA é maranhense, nascida em setembro de 1974. De origem simples, muito cedo teve de aprender a lidar com perdas e decepções. Mas encontrou no mundo da leitura uma tônica de superação. Logo se apaixonou pelos livros e fez deles seu mundo mágico de sonhos. Contos e romances são os seus preferidos. Camilo Castelo Branco, com seu “Amor de Perdição”, muito a influenciou na literatura, ajudando-a se definir como escritora de romances. A autora ama a filosofia e a psicologia, embora seja leiga em tais áreas do conhecimento. Não nega que sua alma se regozija quando se depara com assuntos pertinentes. Para ela, o pensamento e a alma humana são tesouros inesgotáveis e maravilhosos, fazendo disso seu universo de inspiração. A autora é bacharel em Teologia e especialista em Educação Especial. Como psicopedagoga clínica e institucional, ama trabalhar com criança e adolescentes. Costuma dizer que tem muito que lutar, aprender e correr riscos. Mas acredita que, na vida, é preciso correr riscos. Por isso, ela se arrisca a ser julgada pelos seus leitores.

AHTANGE É palestrante, milita contra a violência doméstica, em Paço do Lumiar coordena a campanha Maria da Penha em ação por um Paço sem violência. Participou em 2015 do projeto Mochila Literária em Fortaleza, participou fazendo lançamentos nas bienais do Rio e de São Paulo, Feira do Livro de São Luís entre outros eventos no cenário literário.


1 Resposta aos "ESCRITORA MARANHENSE AHTANGE FERREIRA LANÇA SEU 4º LIVRO NA ESCOLA CEFRAN-PAÇO DO LUMIAR."

  1. Que linda matéria, obrigada meu querido. Precisamos nos unir pela literatura maranhense e luminense e promover mais momentos como este, foi lindo.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Obrigado por seus comentários