Com o objetivo
de fornecer aos alunos de Pós-graduação em Psicopedagogia, ferramentas acerca
dos processos envolvidos no desenvolvimento da criança pequena à adolescência,
capacitando-os para refletir criticamente sobre problemas relacionados aos aspectos
psicopatológicos do desenvolvimento humano, da infância à adolescência, a professora Licilia Dias ministrou nos dias 12
e 13 (sábado e domingo) na Faculdade IESF mais uma aula voltada aos aspectos
cognitivos do desenvolvimento humano.
Segundo a
professora, os aspectos mais importantes abordados a esses alunos foram o
cognitivo em si, o afetivo, o emocional, a família, a escola, as condutas, as
teorias de Piaget, Freud, vygotsky, entre outros, fora feita uma síntese de
cada um desses assuntos, dentro do processo cognitivo da criança e adolescente,
com destaque para a fase da puberdade ocorridas na fase dos 13 aos ‘5 anos
Em síntese
a professora discorreu sobre as seguintes Unidades:
UNIDADE I abordou
os processos didáticos de como trabalharia a disciplina dentro do aspecto do
desenvolvimento humano.
UNIDADE II Teorias
do desenvolvimento abordadas:
Psicanalistas, aprendizagem, cognitivas, biológicas, ecológicas
e emoção;
UNIDADE III- Desenvolvimento Social e da Personalidade
Autoconceito, avanços na cognição social, o mundo social da
criança em idade escolar, influência além da família e dos pares.
UNIDADE IV - Problemas do desenvolvimento: Aspectos
psicopatológicos:
-Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade,
transtorno desafiador de oposição, transtorno de conduta, /com inicio na
infância/Adolescência, depressão e suicídio
Alguns pontos
importantes abordados pela professora Lucília.
O desenvolvimento cognitivo e emocional da criança durante os
dois primeiros anos de vida
Desenvolvimento
Refere-se às mudanças qualitativas, tais como aquisição e o aperfeiçoamento de
capacidades e funções, que permitem à criança realizar coisas novas,
progressivamente mais complexas, com uma habilidade cada vez maior. O
crescimento termina em determinada idade, quando esta alcança a sua maturidade
biológica. O desenvolvimento é um processo que acompanha o homem através de
toda a sua existência, abrange processos fisiológico, psicológicos e ambientais,
contínuos e ordenados, ou seja, segue determinados padrões gerais. Tanto o
crescimento como o desenvolvimento produzem mudanças nos componentes nos
componentes físicos, mental, emocional e social do indivíduo, independentemente
de sua vontade.
Embora todas as
crianças progridam com certos padrões, a idade em que cada uma se torna capaz de
executar atividades novas e a maneira como as executa, varia de uma para outra.
Por exemplo: uma criança pode desenvolver-se de uma forma lenta , rápida ,
regular ou irregular em vários aspectos de sua vida. E esta é uma das várias
razões para se afirmar que uma criança não deve ser comparada com outra, pois
cada uma segue um estilo próprio e um ritmo peculiar de desenvolvimento.
De acordo com Piaget, no início a criança ainda não
representa internamente e não "pensa" conceptualmente.O seu
pensamento é constituído pelas suas sensações (sensório) e pelos seus
movimentos, ou seja , (motor), ela descobre as propriedades dos objetos do seu
ambiente, manipulando-os.
0 - 18/24 meses Estágio sensório-motor
• A atividade cognitiva
Este estágio
baseia-se, principalmente, na experiência imediata através dos sentidos (é uma
atividade prática).
Na ausência de linguagem para designar
as experiências e assim recordar os acontecimentos e idéias, as crianças ficam
limitadas à experiência imediata (vêem e sentem o que está a acontecer, mas não
têm forma de categorizar a sua experiência)
O Desenvolvimento Emocional
• É nesta fase, dos 0 aos 2 anos, que a criança experiencia o
que lhe é próprio, aquilo que é externo, ou seja, quando ela tem consciência do
"eu".
• a presença da mãe ou de algum adulto é de suma importância
para atender as necessidades da criança, fazendo o papel do ego - auxiliar,
Isto propicia à criança diferenciar o que faz parte do seu interior e o que faz
do mundo exterior,no início da consolidação do “eu”, se as necessidades básicas
da criança, quando manifestadas, forem satisfeitas
Desenvolve
o sentimento de confiança básica,
• favorece a aquisição da noção de causalidade
e temporalidade. Ela tem condições de
confiar no adulto mesmo quando este não estiver presente.
Alguns aspectos negativos para o desenvolvimento de uma
personalidade segura são:
Pais
impacientes, hostis, que não atendem as necessidades da criança o que pode
gerar: ansiedade, medo, sensação de isolamento e abandono nas crianças.
O aspecto fundamental durante a construção do “eu” na
infância, está ligado a um clima emocional estável, onde a criança tem
condições de receber amor e segurança.
Aos 4 meses
Está a aprender que pode adiar o choro olhando à sua volta
para se entreter (a sua visão já se ajustou e consegue focar o olhar para além
de um rosto próximo, o peito ou o biberão);
• consegue
absorver mais do ambiente que o rodeia e pode perder o interesse no leite para
se inteirar de tudo o que acontece à sua volta;
• começou a aprender a
prolongar os estados de sono e vigília, para adaptar os seus ciclos aos
horários dos pais;
Dos 4 aos 7 meses
• A criança está a aprender a alegria de reconhecer e lidar
com os seus sentimentos.
• Está a explorar
todas as novas formas de expressar as necessidades e levar os outros a
atenderem-nas.
Cada vez que se exprime, aprende mais sobre os seus controles
internos e a importância que tem no seu mundo
Dos 8 aos 11 meses
O que os pais devem fazer:
• controlar a
irritação, ao mesmo tempo que… • lhe mostram os limites de que ele necessita
enquanto testa a sua independência com estas novas capacidades
Dos 12 aos 15 meses
O que os pais devem fazer:
• compreender as exigências das crianças (os seus protestos
por se separar), mas devem partir, para a criança compreender que estas
separações não a magoam a ela nem aos pais;
• se os pais cederem aos pedidos da criança para não se irem
embora, ela interroga-se se o seu receio tem fundamento e se algo de mal
aconteceria se os pais fossem embora.
Dos 16 aos 23 meses
As crianças não param de ter ideias e precisam experimentá-las
de imediato: Por exemplo, ao experimentar andar, ela quer dar passos sozinhos e
dirige-se para sítios potencialmente perigosos, como se fosse um foguete.
• Os pais devem agir com firmeza e determinação “Não voltes a
fazer isso!” (talvez a criança até não volte, mas por enquanto, os pais ainda
não podem contar com ela para se controlar)
Aos 24 meses
Quando a criança estiver preparada para escutá-la, falem-lhe
calmamente, mas com firmeza: “Aquilo magoa. Não podes fazê-lo a mais ninguém.
Quando estiveres mais calma, vais pedir-lhe desculpa. Na próxima vez, eu vou
ajudar-te, antes que voltes a morder”
• Devem assegurar-lhe que ela é capaz de aprender a
controlar-se e, até o conseguir, pode contar com os seus limites: “Não posso
deixar-te fazer uma coisa destas”.
Dos 2 aos 3 anos •
Mas quando a criança
recorre repetidamente às agressões físicas (bate, belisca ou morde) ou parece
incapaz de mudar para uma atitude mais pacífica quando está a brincar com os
amigos, poderá ser a única forma que encontra de mostrar que algo mais sério está
a perturbar:
Exemplo: a chegada de um bebé à família;
A hostilidade entre dois pais que estão com problemas no
casamento;
Estar assustada por uma criança mais velha que está a
atormentá-la;
A criança pode ter um atraso no desenvolvimento da linguagem
que a impede de expressar as suas necessidades e a deixa completamente
frustrada…
Puberdade
O corpo humano passa, durante a sua vida, por algumas fases.
Dentre elas, temos a infância, adolescência, maturidade (fase adulta) e velhice.
A puberdade é a fase entre a infância e a adolescência. Nela, tanto o corpo das meninas quanto dos meninos passam a apresentar modificações características, em razão do aumento de certos hormônios no sangue. O surgimento de pelos em regiões características do corpo e, em muitos casos, o de espinhas no rosto, são algumas delas.
Nos garotos, a voz vai aos poucos engrossando, surgem os primeiros fios de barba e bigode, e o pênis e testículos se tornam maiores.
Nas meninas, o corpo passa a se apresentar mais arredondado, e os seios se desenvolvem. É nessa época também que costuma ocorrer a menarca: nome dado à primeira menstruação.
A puberdade é a fase entre a infância e a adolescência. Nela, tanto o corpo das meninas quanto dos meninos passam a apresentar modificações características, em razão do aumento de certos hormônios no sangue. O surgimento de pelos em regiões características do corpo e, em muitos casos, o de espinhas no rosto, são algumas delas.
Nos garotos, a voz vai aos poucos engrossando, surgem os primeiros fios de barba e bigode, e o pênis e testículos se tornam maiores.
Nas meninas, o corpo passa a se apresentar mais arredondado, e os seios se desenvolvem. É nessa época também que costuma ocorrer a menarca: nome dado à primeira menstruação.
Caso não ocorra a fecundação, haverá a menstruação naquele mês. O
intervalo entre uma menstruação e outra se chama ciclo menstrual, e ele varia geralmente entre 28 e Às vezes, todas essas novidades deixam
os garotos e garotas um pouco encabulados. Mas vale lembrar que todas as
pessoas adultas já passaram por essa fase e, dessa forma, não há por que se
envergonhar. Isso somente significa que você está crescendo!
Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom o seu blog.
Edileuza